Imagem da matéria: Reguladores dos EUA investigam culpa da Terraform Labs na morte do UST, diz Bloomberg
Foto: Shutterstock

Os reguladores da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) estão investigando se a Terraform Labs, empresa de Do Kwon que controla o ecossistema Terra, violou as leis americanas na forma como comercializou a stablecoin TerraUSD (UST) no país.

A informação foi revelada pela Bloomberg nesta quinta-feira (9) por uma fonte que pediu para não ser identificada por se tratar de uma investigação confidencial.

Publicidade

Segundo o delator, a SEC quer averiguar se a comercialização do UST no mês passado, antes do ativo perder seu lastro e ir a zero, infringiu os regulamentos federais de proteção ao investidor. 

Ainda não há mais detalhes sobre a investigação e qual seria a possível penalidade que a Terraform Labs e seus executivos poderiam sofrer, uma vez que a empresa é registrada em Singapura.

De qualquer modo, os investidores norte-americanos — assim como todos os outros no resto do mundo — sofreram prejuízos financeiros quando o UST desmoronou em maio ao perder seu lastro com o dólar americano. A morte da stablecoin desencadeou o colapso de todo ecossistema Terra, inclusive do token LUNA, e despertou a fúria dos reguladores.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, chegou a citar a morte do UST como um motivo para pedir uma regulação mais rigorosa às stablecoins em 2022.

Publicidade

A SEC se recusou a comentar a investigação. Já a Terraform Labs disse à Bloomberg que não está ciente do trabalho dos reguladores no caso do UST. “Não recebemos tal comunicação da SEC e não temos conhecimento de nenhuma nova investigação além daquela envolvendo o Mirror Protocol”, disse Do Kwon ao veículo. 

Terra vs SEC

Como relembrou o empresário sul-coreano na sua resposta, a SEC já investiga a Terraform Labs pelo seu projeto Mirror Protocol.

O Mirror Protocol permite que os usuários negociem versões tokenizadas de ações listadas na bolsa de valores, como Tesla e Apple — algo que a SEC analisa ser legal ou não.

A investigação do projeto se arrasta desde outubro de 2021, quando a SEC intimou presencialmente Do Kwon durante uma conferência em Nova York.  

Publicidade

O processo ganhou um novo capítulo na quarta-feira (8), quando um tribunal dos EUA rejeitou um recurso apresentado por Do Kwon e reforçou a obrigação do empresário cumprir com os pedidos feitos pela SEC no âmbito da investigação.

O recurso de Kwon estava relacionado a uma intimação de fevereiro da SEC que pediu à Terraform Labs documentos relacionados ao Mirror Protocol e depoimentos sobre as operações do projeto.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Clientes da Ripio relatam problemas para sacar criptomoedas; exchange admite "instabilidade"

Clientes da Ripio relatam problemas para sacar criptomoedas; exchange admite “instabilidade”

Alguns clientes da Ripio não conseguem sacar criptomoedas desde domingo (17) e corretora admite problemas técnicos
Javier Milei gesticulando

Cofundador da empresa por trás do token TRUMP renuncia após acusação de manipular token de Milei

Colapso do token LIBRA intensificou as acusações de insider trading, com analistas on-chain apontando para atividades suspeitas
Imagem da matéria: Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro

Deputada lança abaixo-assinado contra Drex e ganha apoio de Eduardo Bolsonaro

Deputada Julia Zanatta vê Drex como ameaça à liberdade, enquanto Eduardo Bolsonaro culpa Lula por projeto iniciado no governo de seu pai
montagem com símbolo do Bitcoin e bandeira da República Centro-Africana

República Centro-Africana lança memecoin, mas levanta suspeita do mercado

O presidente Faustin-Archange Touadéra disse que $CAR busca unir a população, impulsionar a economia e posicionar o país no cenário global