Imagem da matéria: CEO de projeto DeFi é obrigado por tribunal a cumprir com intimações da CVM dos EUA
Foto: Shutterstock

Um Tribunal Distrital em Nova York ordenou que a Terraform Labs e seu CEO Do Kwon cumprissem com intimações emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (ou SEC, na sigla em inglês).

As intimações foram emitidas em relação à investigação da SEC do Mirror Protocol, um projeto de Finanças Descentralizadas (ou DeFi) desenvolvido na blockchain Terra.

Publicidade

Segundo o processo judicial, o tribunal revisou os documentos de todas as partes relevantes e realizou um “argumento oral” em 17 de fevereiro de 2022.

“Pelos motivos declarados no registro da conferência de 17 de fevereiro de 2022, a solicitação da SEC é concedida, e Terraform e Kwon estão, por meio deste documento, ordenados a cumprirem com as intimações mencionadas acima”, afirmou Paul Oetken, juiz distrital dos Estados Unidos.

Em outubro de 2021, a SEC intimou Kwon durante a conferência cripto Messari Mainnet em Nova York. O foco da SEC é no Mirror Protocol, uma plataforma para a criação de versões sintéticas de ações populares, como Tesla, Microsoft e Airbnb.

Em outras palavras, usuários podem comprar e vender versões sintéticas de ações que seriam vendidas em outro lugar – como a ação da Tesla, na Bolsa de Valores de Nova York (ou NYSE) – a preços quase idênticos em uma blockchain.

Publicidade

Kwon abre processo contra a SEC

Kwon chegou a negar em entrevista ao The Defiant que havia negado ter recebido as intimações, porém, acabou reagindo e processando a SEC. Ele alega que as intimações foram “emitidas e entregues de forma inadequada”.

A ação judicial acrescentou que a SEC falhou em manter a confidencialidade de sua investigação.

“As intimações foram entregues ao sr. Kwon publicamente. O sr. Kwon foi abordado pelo oficial de justiça ao descer de uma escada rolante durante a conferência Mainnet enquanto se dirigia a uma apresentação marcada que não era sobre o Mirror Protocol”, segundo o documento.

Logo após ter processado a SEC sobre receber a intimação publicamente, o CEO do Terra opinou sobre o ambiente regulatório cripto.

Em participação à conferência Yahoo Finance All Markets Summit em outubro, Kwon disse que a tensão entre reguladores e a indústria cripto geralmente resulta em “estruturas que são um pouco mais abertas à inovação e mudança”.

Publicidade

Ele acrescentou que a tensão entre reguladores e o setor DeFi é uma tendência que acontece ao redor do mundo, e não apenas só nos Estados Unidos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Imagem da matéria: O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

Notcoin é um jogo baseado no Telegram que nos últimos meses acumulou um total de 35 milhões de jogadores
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Banco Central anuncia próximos passos da regulamentação do mercado cripto no Brasil

Sem definir datas, BC diz que irá fazer mais uma consulta pública no segundo semestre e um planejamento interno sobre stablecoins
Pessoa inserindo chip no celular

Justiça manda TIM pagar R$ 21 mil a cliente que teve celular clonado e perda de criptomoedas

A partir da clonagem do celular, os invasores tiveram acesso ao email e posteriormente a uma carteira cripto na Binance