Smartphone com conceito de símbolos e ícones de finanças e mercado
Foto: Shutterstock

Após uma semana com saques e depósitos em reais travados no Brasil, a Binance fechou contrato com uma nova empresa de pagamentos e diz que vai normalizar os serviços em breve. A corretora terá sua movimentação financeira junto aos clientes feita pela Latam Gateway, uma companhia do Paraná com experiência principalmente no mundo dos games.

A Latam Gateway fornece serviços de pagamentos no Brasil para companhias globais de diferentes setores, como e-commerce, games e agregadores de pagamento. A empresa, que tem sede em Maringá (PR) e 13 funcionários listados no LinkedIn, foi fundada por Christian Ribeiro em 2017.

Publicidade

Ribeiro, no entanto, já é um nome conhecido pelo menos desde 2012, quando criou uma solução de pagamentos que permitiu aos brasileiros comprar os jogos disponíveis na plataforma Steam — uma das líderes do mercado mundial de games, onde podem ser adquiridos e baixados títulos como Counter Strike e Grand Theft Auto (GTA).

Sem surpresas

Para o especialista em meios de pagamento Bruno Diniz, a escolha da corretora pela Latam Gateway não é algo inesperado. “Não é necessariamente uma surpresa a Binance ter optado por um player menos conhecido desta vez, visto que já fizeram isso quando fecharam com o Capitual lá atrás”, afirma.

Sobre o fato de a empresa ter apenas 13 funcionários, Diniz diz que isso não deve ser um problema. “Entendo que é possível viabilizar [a operação da Binance] com esse tamanho sim. Fora que é uma empresa criada por um grupo experiente em pagamentos internacionais”.

A solução completa, contudo, ainda precisa de mais passos. Os gateways de pagamentos funcionam como conectores para empresas estrangeiras conseguirem ter acesso bancário no Brasil. Isso porque são as parceiras que fazem a conexão com o serviço bancário — como a Capitual fazia com o Acesso, está último sim uma Instituição de Pagamentos regulada pelo Banco Central.

Publicidade

Ainda não se sabe qual será o novo parceiro bancário da Binance, mas ele é indispensável para que a empresa volte a fornecer os saques e depósitos em reais.

Trajetória

A história de Ribeiro nasceu de uma necessidade particular: no início dos anos 2000 ele queria jogar games, mas não tinha um cartão de crédito internacional para fazer as compras. O então jovem empresário desenvolveu uma solução para viabilizar pagamentos e levou o projeto para a feita Gamescom na Alemanha.

Em 2004, aos 20 anos, criou a BoaCompra, que foi vendida para a PagSeguro anos depois.

Foi só em 2017 que Ribeiro fundou a Latam Gateway. Em seu site, a empresa afirma que atua com serviços de pagamentos locais e instantâneos desenvolvidos com tecnologia própria e que foi fundada e é gerenciada pelos “irmãos fundadores da primeira empresa de monetização de games do Brasil, responsável por trazer para o mercado interno nomes como Steam, Riot Games e Eletronic Arts”.

Entenda o caso Binance

A Latam Gateway assume um posto que foi deixado vago após uma confusão que ainda não terminou. A Capitual, que exercia a função de viabilizar saques e depósitos em reais, emitiu uma nota para contrariar a informação divulgada pela Binance de que a empresa “não oferece mais serviços aos usuários desde a semana passada”.

Publicidade

O Capitual afirma que “os serviços prestados às exchanges internacionais com as quais tem parceria estão funcionando normalmente, portanto não procede a informação de que interrompeu as operações para a Binance”. 

Desse modo, o Capitual dá a entender que a decisão de deixar de usar seus serviços — ainda disponíveis — partiu da Binance.

Na sexta-feira passada (17), a corretora suspendeu os saques e depósitos em real citando problemas com “novas políticas” do Banco Central. Na ocasião, também anunciou que deixaria de usar os serviços da Capitual para adotar outro provedor de pagamentos local com “extensa experiência”.

urante o período sem parceiros, a corretora havia anunciado três formas diferentes de oferecer o serviço e atender a demanda dos clientes. De acordo com a Binance, essas opções seriam cartão de crédito/débito, P2P e Gift Card – embora a última apresente problemas para os usuários.

Embora nenhum dos métodos alternativos seja tão simples — e barato — quanto um PIX instantâneo e ainda demande tempo e paciência do investidor, eles serviram como um quebra-galho para o amenizar os problemas que a corretora enfrenta no país. 

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Donald trump é fotografo sorrindo em evento

Equipe de Trump considera primeiro cargo cripto da Casa Branca

Um ‘czar das criptomoedas’ sob o comando do presidente eleito Donald Trump pode ter grandes implicações para o setor de ativos digitais
Imagem da matéria: Tiago Reis compra Bitcoin para fazer trade arriscado: “Há anomalia no mercado” 

Tiago Reis compra Bitcoin para fazer trade arriscado: “Há anomalia no mercado” 

Ao ser elogiado por comprar Bitcoin, Reis esclareceu que o investimento não estava relacionado à criptomoeda, mas a uma arbitragem estratégica
Imagem da matéria: Coinbase se nega a dar suporte à migração da rede Celo e revolta comunidade

Coinbase se nega a dar suporte à migração da rede Celo e revolta comunidade

Mesmo após críticas, a Coinbase disse que só vai avaliar a nova blockchain da Celo após o hard fork
Logo da SEC dos EUA

Reguladores distribuem R$ 26 milhões para vítimas de golpe com criptomoedas

De acordo com a SEC, a BitClave violou as leis de valores mobiliários durante sua oferta do token CAT