Prédio da Binance
Binance

Após a Binance anunciar nesta sexta-feira (24) a Latam Gateway como sua nova processadora de pagamentos no Brasil, o seu parceiro anterior, o Capitual, emitiu uma nota para contrariar a informação divulgada pela corretora, de que a empresa “não oferece mais serviços aos usuários desde a semana passada”.

O Capitual afirma que “os serviços prestados às exchanges internacionais com as quais tem parceria estão funcionando normalmente, portanto não procede a informação de que interrompeu as operações para a Binance”. 

Publicidade

Desse modo, o Capitual dá a entender que a decisão de deixar de usar seus serviços — ainda disponíveis — partiu da Binance. 

Leia também: Binance e Capitual: o que está por trás do rompimento

Na sexta-feira passada (17), a corretora suspendeu os saques e depósitos em real citando problemas com “novas políticas” do Banco Central. Na ocasião, também anunciou que deixaria de usar os serviços da Capitual para adotar outro provedor de pagamentos local com “extensa experiência”.

Afirmativas e desmentidos

Na nota de hoje, o Capitual reforça que teria apenas atendido a uma determinação do Banco Central de individualizar o processo de verificação de identidade dos usuários para pagamentos em reais.

“O Capitual trabalhou nos últimos dois meses em uma adequação de sua plataforma tecnológica […] com o objetivo de reforçar controles e maior segurança nas operações envolvendo criptomoedas”.

Publicidade

Essa adequação direcionada ao Banco Acesso, parceiro do Capitual, era baseada na Circular nº 3.978/20 do Banco Central, que dispõe sobre controles internos que instituições reguladas pelo órgão devem adotar para prevenir a utilização do sistema financeiro em crimes como lavagem de dinheiro.

“As exchanges parceiras KuCoin e Huobi adequaram seus sistemas às modificações ocorridas na plataforma do Capitual e os serviços prestados a seus usuários em transações com reais acontecem regularmente. No caso da Binance, não houve essa adequação”, reafirmou o Capitual.

O Portal do Bitcoin questionou a Binance sobre a nota de hoje do Capitual, e recebeu o seguinte posicionamento:

“A Binance atua em total acordo com o cenário regulatório do Brasil e em permanente diálogo com as autoridades locais para desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo, que inclui a regulação do segmento. A empresa anunciou hoje a brasileira Latam Gateway como sua nova parceira de pagamentos, em substituição à Capitual, que não oferece mais serviços aos usuários desde a semana passada. Com a troca, a Binance vai oferecer uma solução melhor para os clientes, enquanto conduz o processo de aquisição da corretora local Sim;paul, empresa autorizada pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), anunciado em março”.

Novo parceiro

A Binance anunciou nesta sexta-feira a nova parceria com a empresa de pagamentos Latam Gateway para substituir o Capitual. 

A exchange prevê que em breve as transações de depósitos e saques via real serão normalizadas, mas ainda não informou uma data de quando os serviços serão liberados.

Publicidade

A Latam Gateway fornece serviços de pagamentos no Brasil para companhias globais de diferentes setores, como e-commerce, games e agregadores de pagamento. 

A empresa foi criada em 2019 por executivos com experiência no setor de pagamentos e que fundaram a Boa Compra em 2004, mais tarde vendida para o PagSeguro.

A Binance completa nesta sexta uma semana sem permitir que clientes brasileiros retirem ou enviem real para sua plataforma.

Durante o período sem parceiros, a corretora anunciou três formas diferentes de oferecer o serviço e atender a demanda dos clientes. De acordo com a Binance, essas opções são cartão de crédito/débito, P2P e Gift Card — embora a última apresente problemas para os usuários.

Embora nenhum dos métodos alternativos seja tão simples — e barato — quanto um PIX instantâneo, eles serviram como um quebra-galho para o amenizar os problemas que a corretora enfrenta no país. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Andrew Tate diz que não suporta a cultura cripto - mesmo lucrando com ela

Andrew Tate diz que não suporta a cultura cripto – mesmo lucrando com ela

O polêmico provocador das redes sociais diz que, agora que provou que pode usar criptomoedas, ele vai “consertá-las”
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

O que o discurso do presidente do Federal Reserve hoje significa para o Bitcoin?

“Acreditamos que o fundo do poço ficou para trás ou muito próximo e recomendamos aumentar a exposição à medida que o Bitcoin ganha impulso”, disse um analista
Imagem da matéria: Bradesco, Banco Pan, Neon e Next ficam fora do ar durante pane cibernética mundial

Bradesco, Banco Pan, Neon e Next ficam fora do ar durante pane cibernética mundial

Diversos bancos e instituições financeiras do Brasil ficaram várias horas fora do ar nesta sexta-feira
Imagem da matéria: Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Bigatton foi condenado na sexta-feira (12) a três anos de reconhecimento de bom comportamento e desqualificado para administrar empresas por cinco anos