Imagem da matéria: Prazo de saques da Atlas Quantum chega a 30 dias e clientes relatam perdas com queda do bitcoin
Foto: Shutterstock

*Atualização: após a publicação da reportagem foi enviado o posicionamento da empresa.

O prazo de saques para quem tem mais de um bitcoin na Atlas Quantum aumentou para 30 dias. A informação foi repassada para os consultores da empresa, que estão repassando aos clientes.

Publicidade

O Portal do Bitcoin conversou com um funcionário da Atlas, que pediu para não ser identificado mas confirmou a informação. Ele também disse que há clima ruim entre os funcionários que possuem bitcoin na plataforma e desejam sacar. “Nada foi dito, mas todo mundo sente o constrangimento no ar”, afirmou.

Além dele, três clientes, todos com mais de dois Bitcoins presos, receberam a mesma resposta — D+30 para receber o dinheiro de volta. Os três não quiseram se identificar.

“O pior é que o Bitcoin já caiu desde que eu pedi o saque. Perdi muito dinheiro”, disse uma das pessoas.

Um dos prejudicados entrará com um processo na sexta-feira (30), com objetivo de tentar reaver as criptomoedas presas. Esta pessoa recebeu uma ligação de um celular de uma pessoa desconhecida que passou a informação da extensão do período dos saques. O número está registrado como sendo da empresa Atlas Proj Tecnologia Ltda. Outras pessoas relataram a mesma coisa.

A reportagem tentou o contato mas ninguém atendeu.

Desde a notificação da CVM, que impediu a Atlas de ofertar o seus sistema automatizado de arbitragem, houve uma corrida de saques na plataforma. O prazo normal era de apenas um dia. Em seguida, passou para quatro dias, o que foi confirmado pela empresa. Para compensar os prejudicados, um bônus de 25% foi acrescentado sobre cada dia.

Publicidade

No grupo de WhatsApp dos sócios da ABCB (Associação Brasileira de Criptomoedas e Bitcoin), o CEO da Atlas, Rodrigo Marques, disse que desconhecia casos de cliente em D+7 e que a empresa estava trabalhando para voltar com os saques em D+1. A frase foi dita na última terça-feira (27).

O que diz a Atlas Quantum

Minutos depois da publicação da reportagem, a empresa enviou uma nota no qual diz que os saque podem demorar até 30 dias, no máximo. A justificativa para o aumento do prazo é por conta de “questões técnicas das exchanges internacionais com as quais o Atlas opera”. Essas questões técnicas não foram detalhadas.

No blog da empresa — sem nenhuma chamada no site principal —, foi postado um comunicado no qual a Atlas afirma que os maiores atrasos até o momento são de sete dias, que representa 10% dos saques.  

O texto diz o seguinte: “algumas das exchanges internacionais em que operamos requisitaram o envio de documentos adicionais para verificar a identidade de nossas contas e confirmar as solicitações de retirada”.

Publicidade

Para e verificar e validar os documento, o período pode chegar até 30 dias. O que seria também o prazo máximo para a normalização dos saques. Não fica claro, porém, a partir de qual data é o começo da contagem dos 30 dias, uma vez que a corrida de saques começou no após o comunicado da CVM que data do dia 13 de agosto.

Tentando se acertar

Poucos dias após a notificação da CVM, a Atlas apresentou um relatório de auditoria pela empresa de contabilidade Grant Thornton. A auditoria é prometida desde 2018.

Também para tentar se adequar às normas da CVM, a empresa retirou menções ao robô Quantum do site e fechou cadastro para novos clientes, mantendo ativo somente a venda de bitcoins.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Empiricus lança novo ETF de Bitcoin na B3; conheça o EBIT11

A Empiricus Asset lançou nesta quinta-feira (3) o primeiro ETF de Bitcoin administrado pelo BTG Pactual
Renan Calheiros é fotografado entre pessoas

Renan Calheiros deve presidir comissão da MP que muda imposto sobre criptomoedas

A MP 1303/2025 visa compensar o recuo parcial no IOF e mudar diretrizes para a cobrança de impostos sobre rendimentos com criptomoedas
ilustração de uma pessoa amarrada

Bilionário cripto reage a sequestro e arranca dedo de criminoso

Tim Heath, investidor conhecido no setor cripto, relatou o episódio violento enquanto cresce o número de ataques físicos contra detentores de criptomoedas
criptomoedas saindo de tela de celular

15 criptomoedas com chances de disparar em julho

Análises de especialistas brasileiros indicam que tanto projetos tradicionais quanto novas criptomoedas podem ser boas apostas para julho