Autoridades do Directorate of Enforcement (DE), órgão do governo da Índia encarregado de investigar crimes de lavagem de dinheiro, apreenderam na última quarta-feira (14), em Mumbai, 431 quilos de ouro e prata escondidos em armários secretos de empresas alvos de uma investigação federal.
De acordo com um comunicado do órgão, os 340 quilos de prata e 91,5 de ouro encontrados, que nas cotações atuais valem cerca de R$ 30 milhões, estavam guardados em “cofres secretos” alocados nas dependências das empresas ‘Raksha Bullion’ e da ‘Classic Marbles’; uma do ramo de metais preciosos, outra de mármore, respectivamente.
ED concluded searches on 4 premises belonging to M/s Raksha Bullion & M/s Classic Marbles. The searches were conducted in connection with the money laundering probe in case of M/s Parekh Aluminex ltd. Seizure of 91.5 kg gold and 340 kg silver, valued at ₹ 47.76 Cr. has been made pic.twitter.com/xF1ga42rs2
— ED (@dir_ed) September 14, 2022
Essas duas empresas figuram como suspeitas de participação em uma organização criminosa cujas ações fraudulentas pesam especialmente em cima da ‘Parekh Aluminex’, a maior empresa do ramo de alumínio da Índia. Segundo o DE, a entidade é investigada por lavagem de dinheiro e fraude bancária.
Os agentes federais disseram que durante a busca nos locais foram encontradas algumas chaves de armários particulares na Raksha Bullion. Ao abrirem os compartimentos, veio a revelação do ouro e da prata armazenados de forma irregular, sem seguir normas adequadas.
Leia Também
O DE explica que no local não havia câmeras de monitoramento nem uma senha de acesso aos cofres como recomenda a legislação, tampouco havia anotações de entrada e saída dos metais preciosos. A quantidade de armários anotada foi de 731, segundo as autoridades.
O suposto caso de lavagem de dinheiro contra a Parekh Aluminex começou a ser investigado em 2018. Na época, foi alegado que a empresa enganou os bancos ao tomar vários empréstimos milionários e distribuir o dinheiro entre várias contas bancárias.
“Outras investigações estão em andamento”, ressaltou o órgão.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!