“FUD nos ajuda a crescer”. A frase é do CEO da Binance, Changpeng Zhao, o “CZ”, em uma thread publicada no Twitter na manhã desta terça-feira (13), em resposta a rumores negativos sobre a saúde financeira da corretora, em uma corrida de saques.
O FUD (sigla em inglês para medo, incerteza e dúvida) a que o empresário se refere são críticas recentes acerca da prova de reservas (PoR) em criptomoedas e de que autoridades americanas investigam a corretora.
“FUD nos ajuda a crescer, mesmo que sejam completamente irritantes. Você pode [propagar medo] FUD sobre alguém sem mencionar explicitamente seu nome, o que espalha a consciência. Também ajuda a unir seus apoiadores porque forma uma aliança de defesa comum”, disse CZ em sua primeira linha.
FUD helps us grow, even though they are thoroughly annoying.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) December 13, 2022
You can FUD about someone without explicitly mentioning their name, which spreads awareness.
It also helps unite their supporters because it forms a common defense alliance.
Short thread. 1/4 https://t.co/PlxhqV5cZS
Em seguida, o empresário ressaltou que FUDs contra a Binance existem desde os seus primeiros dias de existência:
“Desde o dia 1 da ICO da Binance (5 anos atrás), houve FUD patrocinado por uma grande corretora (agora muito pequena). Artigos de ‘Por que a ICo da Binance deve falhar’ e ‘CZ não consegue escrever o código’ magicamente começaram a circular”, disse CZ, acrescentando:
“Éramos uma startup nova, não conseguimos atingir todos os meios de comunicação. Esse ‘concorrente’ nos ajudou a divulgar. Tive muitas perguntas como: ‘ei, acabei de ler sobre você, o artigo é negativo, mas obviamente é um ataque, então quero investir em você’”.
CZ então concluiu: “Desde então, dificilmente houve uma semana sem algum FUD. Aprendemos a capacidade de ignorá-los e continuar construindo. Agradecemos por todo o seu apoio ao longo dos anos. E vamos continuar a construir juntos.”
Queda no token da Binance reflete o FUD
A criptomoeda Binance Coin (BNB), o token nativo da corretora, abriu a semana com uma queda acima dos 5% que parece refletir temor no mercado, após uma publicação da Reuters sobre uma possível investigação criminal no Departamento de Justiça dos EUA (DoJ).
Leia Também
O movimento também pode ser um reflexo de rumores sobre a saúde financeira da exchange após o bloqueio realizado no domingo de “contas muito lucrativas” da empresa ligadas ao comportamento considerado anormal de 11 criptomoedas.
Corrida de saques
A corrida de saques na Binance segue acelerada e já começou a causar alguns problemas na plataforma. Durante a manhã desta terça-feira (13), a plataforma anunciou que estava conduzindo uma troca de tokens que envolvia a stablecoin USDC e, por isso, os saques foram suspensos.
Pelo Twitter, o CEO da corretora, Changpeng ‘CZ’ Zhao, deu mais explicações sobre o que estava acontecendo:
“No USDC, vimos um aumento nas retiradas. No entanto, o canal para trocar de PAX/BUSD para USDC requer passar por um banco em NY em US$. Os bancos não abrem por mais algumas horas. Esperamos que a situação seja restabelecida quando os bancos abrirem”.
Nas últimas 24 horas, o volume de saques da Binance foi de US$ 1,9 bilhões, segundo a empresa de dados Nansen.
Para CZ, no entanto, tudo segue normal, de acordo com um tweet mais recente que ele diz:
“Vimos algumas retiradas hoje (líquido $ 1,14b ish). Nós vimos isso antes. Alguns dias temos retiradas líquidas; alguns dias temos depósitos líquidos. Negócios como de costume para nós. Na verdade, acho que é uma boa ideia “testar o estresse sobre saques” em cada [corretora centralizada] CEX de forma rotativa. Custa algumas taxas de rede para executar esses “testes”, mas mantém a indústria saudável”.
Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.