Imagem da matéria: EUA estudam acusar criminalmente CZ e Binance por suposta lavagem de dinheiro
Foto: Shutterstock

O Departamento de Justiça dos EUA está realizando uma longa investigação criminal contra a Binance, mas a conclusão do processo pode estar ameaçada por uma suposta divisão entre os promotores americanos, disseram à agência de notícias Reuters quatro pessoas familiarizadas com o assunto.

De acordo com a Reuters, a Binance é investigada nos EUA desde 2018 por autoridades que apuram se a corretora de criptomoedas violou as leis de combate à lavagem de dinheiro e desrespeitou sanções impostas pelo governo americano. 

Publicidade

Leia também: EUA tentaram acessar mensagens de CEO da Binance em investigação sobre lavagem de dinheiro

Com base nas evidências já recolhidas durante as investigações, pelo menos meia dúzia de promotores federais envolvidos no processo acreditam que  já é possível “agir agressivamente” contra a exchange e apresentar acusações criminais contra os executivos que a controlam, incluindo o fundador e CEO, Changpeng “CZ” Zhao

Outros promotores, no entanto, argumentam ser cedo para apresentar acusação, afirmando que ainda é preciso revisar as evidências.

As divergências entre as autoridades americanas se explicam pelo fato de ter pelo menos três escritórios diferentes do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) envolvidos no caso. Seriam a Seção de Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos (MLARS), a Procuradoria dos EUA para o Distrito Oeste de Washington em Seattle e a Equipe Nacional de Execução de Criptomoedas.

A Reuters afirma que o chefe do MLARS deve aprovar qualquer acusação de lavagem de dinheiro contra uma instituição financeira nos EUA, sendo também necessárias aprovações de líderes dos outros dois escritórios.

As fontes da agência de notícias relatam que nos últimos meses, os advogados de defesa da Binance, do escritório Gibson Dunn, participaram de reuniões com funcionários do Departamento de Justiça, para tentar frear as possíveis denúncias contra a corretora.

Publicidade

Entre os argumentos usados por eles é que um processo criminal contra a Binance causaria estragos no setor cripto, que já enfrenta as fortes consequências do colapso de outras empresas de peso. Ao que tudo indica, a defesa da Binance tenta acabar com as investigações por meio de possíveis acordos judiciais.

Binance vs Reuters

Em resposta a reportagem da Reuters, a equipe da Binance disse que “reguladores estão fazendo uma revisão abrangente de todas as empresas de cripto” e que a corretora vem demonstrando “seu compromisso com segurança e compliance, realizando grandes investimentos em sua equipe, assim como em ferramentas e tecnologias usadas para detectar e impedir atividades ilícitas”.

Na conta oficial do Twitter, a Binance acusou ainda a Reuters “está errada mais uma vez”. “Agora eles estão atacando nossa incrível equipe de aplicação da lei. Uma equipe da qual estamos incrivelmente orgulhosos.”

CZ também repercutiu a reportagem de maneira indireta na rede social, sugerindo que ela foi patrocinada por concorrentes. “Alguns meios de comunicação ainda estão trabalhando para …”, escreveu CZ, sem citar nomes, mas provavelmente se referindo a Sam Bankman-Fried, fundador da FTX.

Publicidade

Em outro tuíte, CZ respondeu com um emoji de oração a um usuário que disse: “Nenhuma quantidade de FUD [medo, incerteza e dúvida] sobre a Binance vai me fazer usar Kraken, desculpe Jesse.”

Participe da comunidade de criptomoedas que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os principais especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX diz que divide presídio com assassinos e brinca que arroz virou moeda com “boas oportunidades” de arbitragem

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, falou sobre sua vida na prisão, a visão diferenciada que tem sobre o que poderia ter sido sua vida e sua tentativa de apelação da condenação
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

Aprovação do ETF de Ethereum pode acontecer antes do esperado, diz Coinbase

Maior exchange de criptomoedas dos EUA, a Coinbase está confiante de que a SEC aprovará ETFs de Ethereum à vista muito em breve, apesar do pessimismo mais amplo
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
Imagem da matéria: El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

El Salvador já minerou R$ 154 milhões em Bitcoin usando energia de vulcão

A mineração de Bitcoin é feita com energia do vulcão Tecapa, usando 300 processadores voltados para essa atividade