Mão segurando um celular com o logo da Binance em frente a uma tela com um livro de ofertas de criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, disse na manhã deste domingo (11) que algumas contas muito lucrativas seriam travadas temporariamente na plataforma. Ele estava se referindo ao comportamento classificado como anormal de pelo menos 11 criptomoedas.

“Bloqueamos temporariamente saques em algumas das contas lucrativas, o que gerou muitas reclamações nas redes sociais, todas de diferentes países”, escreveu o executivo em seu perfil no Twitter.

Publicidade

A suspeita inicial é que hackers poderiam ter tido acesso às APIs de trades de alguns clientes e coordenado um tipo de ‘ataque especulativo de trade’. Tanto a empresa quanto CZ afirmaram que isso não ocorreu.

“Com base em nossas investigações até agora, isso parece ser apenas o comportamento de mercado. Uma pessoa depositou fundos e começou a comprar. (Hackers não depositam). Outros caras o seguiram. Não consigo ver a vinculação entre as contas”, disse.

Horas antes, o perfil oficial da empresa no Twitter também registrou os ‘movimentos anormais’ de alguns criptoativos, mas reforçou que nenhuma conta havia sido invadida ou registros de chaves de API roubadas.

O que pode ter acontecido na Binance

De acordo com Colin Wu, o principal jornalista de criptomoedas na China, durante a madrugada as criptomoedas, OM, AMP, NEXO, POLS, SUN, ARDR, BIFI, XVS, ARK, LOOM e OSMO tiveram um movimento atípico de mercado e foram contra-negociadas na Binance. Pelos gráficos, é possível ver um pico muito rápido de alta seguido da normalização do preço.

Publicidade

A suspeita de Wu é que a chave de API de alguns usuários podem ter sido roubadas por hackers em um episódio relacionado à empresa 3Commas, que registrou no passado um problema similar na corretora FTX. Na prática, esse acesso permite que os invasores façam diversos tipos de trades não autorizados pelos usuários das contas.

Em nota, porém, a 3Commas disse que não havia sido comprometida e que considerava cada caso único. A maior suspeita da empresa é

A 3Commas disse que está trabalhando em estreita colaboração com a equipe da Binance e concordou que as chaves antigas não usadas por mais de 3 meses serão revogadas. 3Commas disse que provavelmente foi o resultado de um caso de phishing.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Embora a Coinbase tenha informado nesta manhã que o problema estava resolvido, sua página de status ainda indica que o app móvel e site estão com “desempenho prejudicado”
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

As novidades ampliam as opções de investimento na plataforma que já somam mais de 220 ativos
Imagem da matéria: Vitalik Buterin critica prisão de dev do Tornado Cash: "Realmente lamentável"

Vitalik Buterin critica prisão de dev do Tornado Cash: “Realmente lamentável”

O fundador do Ethereum nem se importou em comentar sobre os ETFs, mas refletiu sobre a recente condenação de um desenvolvedor do Tornado Cash
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

Memecoin PEPE bateu sua máxima histórica nesta terça-feira (21), em momento de forte aquecimento do mercado cripto