carro apreendido pela PF noc aso Gas Consultoria
Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou a ‘Operação McQueen’ no Rio de Janeiro e em São Paulo e apreendeu entre terça (02) e quinta-feira (04) vários carros de luxo e motos de alto valor. Trata-se de uma ação de desdobramento da ‘Operação Kryptos, que prendeu o ‘Faraó do Bitcoin’, Glaidson dos Santos, em 2021, no caso da GAS Consultoria.

Os veículos, sendo um deles blindado, foram avaliados em R$ 3 milhões, segundo informações do órgão em nota nesta sexta-feira (05).

Publicidade

Segundo a PF, a ação teve como objetivo desarticular e descapitalizar a organização criminosa responsável pela prática de crimes contra o sistema financeiro nacional envolvendo criptomoedas. Conforme o órgão, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Um dos alvos foi localizado na cidade de São Paulo (SP) e os demais em municípios do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro; São Pedro da Aldeia; e Cabo Frio.

“Diante da situação, os investigados poderão responder pela prática dos crimes de operação sem autorização de instituição financeira, gestão fraudulenta, organização criminosa e apropriação indébita. Se condenados, eles podem cumprir pena de até 40 anos de reclusão”, disse a PF.

A Operação Krypto ocorreu em em agosto de 2021, que resultou na prisão de Glaidson, bem como na apreensão de R$ 13 milhões, carros de luxo, joias e 591 bitcoins.

Publicidade

Glaidson operava um esquema de pirâmide financeira onde a isca era a oferta de investimentos em criptomoedas com promessa de 10% de rendimentos mensais.

Glaidson está preso em uma penitenciária no Paraná e sua mulher, Mirelis Zerpa, investigada no caso, ainda não se apresentou às autoridades. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Aprovação hoje dos ETFs de Ethereum é "provável", dizem fontes próximas à SEC

Aprovação hoje dos ETFs de Ethereum é “provável”, dizem fontes próximas à SEC

Fontes disseram à Fox Business que a SEC está se baseando em decisões judiciais recentes para dar o sinal verde aos ETFs de Ethereum
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

As novidades ampliam as opções de investimento na plataforma que já somam mais de 220 ativos
Imagem da matéria: Descentralização é o futuro, mas vem com custos mais altos, afirma especialista

Descentralização é o futuro, mas vem com custos mais altos, afirma especialista

O executivo Leo Kahn destacou no Ethereum Rio 2024 que apesar dos custos, indústria cripto deve incentivar ao máximo a descentralização
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso