Um bitcoiner chamado Jim Blasko afirmou na última sexta-feira (7) que encontrou a versão original e mais antiga do código do Bitcoin, com todos os arquivos brutos originais que se acreditavam estar perdido por mais de uma década.
Segundo Blasko, esses arquivos representam o Bitcoin.v0.1.rar que Satoshi Nakamoto – o criador da primeira criptomoeda – subiu na plataforma de código aberto SourceForge. Esse código bruto, que foi a primeira versão do Bitcoin divulgada por Satoshi via e-mail para um grupo de cyberpunks em 8 de janeiro de 2009, não estava mais disponível no SourceForge.
“Desde 2012, pensava-se que o código bruto e os arquivos haviam desaparecido, pois foram raspados do mecanismo de pesquisa do SourceForge por algum motivo”, escreveu Blasko em um post no Facebook.
A hipótese do desenvolvedor é que o código havia sido removido para esconder algumas vulnerabilidades que foram corrigidas em versões posteriores do Bitcoin Core — algo que ele chamou de “jogada inteligente”, dado que o Bitcoin estava em estágio inicial e que era melhor corrigir a vulnerabilidade antes da adoção em massa.
Blasko explica que conseguiu recuperar o primeiro código de Satoshi no portal SourceForge “usando alguns hacks de navegador”. Ele também divulgou o link onde o código pode ser encontrado.
Anotações de Satoshi
O código supostamente redescoberto por Blasko representaria a primeira versão inalterada do Bitcoin, o que inclui algumas anotações deixadas por Satoshi Nakamoto na base do código da criptomoeda.
Leia Também
Há trechos, por exemplo, em que o criador do Bitcoin explica suas escolhas técnicas tomadas na hora de desenvolver o código, como por que escolheu o esquema de Codificação base-58 para a criptomoeda ao invés do padrão base-64.
“Não quero caracteres 001l que tenham a mesma aparência em algumas fontes e possam ser usados para criar números de conta visualmente idênticos. Uma string com caracteres não alfanuméricos não é tão facilmente aceita quanto um número de conta. O e-mail geralmente não quebra de linha se não houver pontuação para quebrar. Clicar duas vezes seleciona o número inteiro como uma palavra se for tudo alfanumérico”, diz o comentário deixado por Satoshi no código do BTC.
Em outro trecho, Satoshi fala mais sobre as informações contidas nos blocos da blockchain do Bitcoin. “Se não recebemos a transação diretamente, contamos com o tempo do bloco para descobrir quando aconteceu. Usamos a mediana em um intervalo de blocos para tentar filtrar tempos de bloco imprecisos.”
O código, portanto, tem um toque pessoal com os comentários de Satoshi. “Para aqueles de vocês que são cryptoheads hardcore como eu, esta é uma descoberta muito legal”, escreveu Jim Blasko. “Tem todas as anotações pessoais de Satoshi no código que não foi alterado por ninguém tão cedo. Claro que existem outras v0.1 no github, mas não encontrei nenhuma publicada antes de 2016. Eu sei que esta é a versão original mais limpa do Bitcoin!”, concluiu.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!