Imagem da matéria: Governos vão "banir" o Bitcoin, diz Ray Dalio, da Bridgewater
Ray Dalio (Foto: Roy Rochlin /Getty Images)

O bitcoin não é um bom ativo alternativo porque os governos acabarão por proibi-lo, disse o investidor bilionário Ray Dalio.

A maior criptomoeda por capitalização de mercado também é problemática por causa de sua volatilidade e da incapacidade de gastá-la em bens de uso diário, disse Dalio em entrevista ao Yahoo Finance no final de semana passado.

Publicidade

Dalio, que dirige o maior fundo de hedge do mundo, Bridgewater Associates, disse na entrevista que, em vez disso, espera que o mundo se volte cada vez mais para as moedas digitais do banco central – como o dólar, euro ou Yuan Digital.

“Teoricamente, [Bitcoin] é bom, mas existem três coisas básicas – uma moeda tem que ser um meio de troca eficaz, uma reserva de valor, e os governos querem controlá-la”, disse Dalio, descrevendo os problemas com o Bitcoin. “Hoje ainda não posso pegar meu bitcoin e comprar coisas facilmente com ele.”

Dalio também disse que o Bitcoin é “muito volátil” e isso o impede de ser útil como reserva de valor. Ele então acrescentou que os governos acabarão por “proibir” o Bitcoin.

“E eles [os governos] usarão todos os dentes que tiverem para fazer isso, eles dirão que você não pode negociar um Bitcoin, você não pode tê-lo”, disse ele. “Então você teria que ser tipo, um criminoso. Eu vou ser um criminoso? Eles baniram o ouro.”

Publicidade

“Eu não preferiria Bitcoin a ouro.”

Esta não é a primeira vez que Dalio critica o Bitcoin e elogia o ouro. Em janeiro, o investidor disse que a criptomoeda era muito volátil – mas disse que todos deveriam ter ouro em sua carteira. Ele também mostrou interesse na Libra do Facebook.

Seus comentários ocorrem em um momento em que os investidores institucionais estão demonstrando mais interesse na criptomoeda – que é parcialmente responsável pela explosão no preço do Bitcoin, de acordo com analistas de mercado.

A chave para um portfólio de sucesso de Dalio, disse ele ao Yahoo Finance, é “diversificar, diversificar, diversificar”. Evidentemente, porém, essa diversidade não se estende necessariamente ao Bitcoin, de acordo com o investidor bilionário.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
donald trump e bitcoin

Trump quer que todo Bitcoin seja minerado nos EUA — e como fica o meio ambiente?

O governo do presidente Trump pode tornar os EUA ideais para mineradores de Bitcoin, principalmente se o país for flexível em relação às regulamentações ambientais
Imagem da matéria: 2 métricas apontam que Bitcoin deve atingir novo recorde ainda neste ciclo

2 métricas apontam que Bitcoin deve atingir novo recorde ainda neste ciclo

Posse de Bitcoin pelos detentores de curto prazo e a média móvel do preço de 200 semanas mostram que ativo pode buscar novas máximas
donald trump e bitcoin

Trump reforça compromisso de fazer dos EUA a “capital cripto do mundo”

“Queremos permanecer na vanguarda de tudo, e uma dessas coisas são as criptomoedas”, disse o presidente
Michael Saylor posa para foro à frente do logo da Strategy

Strategy vai levantar US$ 2 bilhões para comprar mais Bitcoin

A antiga MicroStrategy revelou seu mais recente plano para levantar fundos: vender US$ 2 bilhões em títulos conversíveis em ações