Imagem da matéria: Governos vão "banir" o Bitcoin, diz Ray Dalio, da Bridgewater
Ray Dalio (Foto: Roy Rochlin /Getty Images)

O bitcoin não é um bom ativo alternativo porque os governos acabarão por proibi-lo, disse o investidor bilionário Ray Dalio.

A maior criptomoeda por capitalização de mercado também é problemática por causa de sua volatilidade e da incapacidade de gastá-la em bens de uso diário, disse Dalio em entrevista ao Yahoo Finance no final de semana passado.

Publicidade

Dalio, que dirige o maior fundo de hedge do mundo, Bridgewater Associates, disse na entrevista que, em vez disso, espera que o mundo se volte cada vez mais para as moedas digitais do banco central – como o dólar, euro ou Yuan Digital.

“Teoricamente, [Bitcoin] é bom, mas existem três coisas básicas – uma moeda tem que ser um meio de troca eficaz, uma reserva de valor, e os governos querem controlá-la”, disse Dalio, descrevendo os problemas com o Bitcoin. “Hoje ainda não posso pegar meu bitcoin e comprar coisas facilmente com ele.”

Dalio também disse que o Bitcoin é “muito volátil” e isso o impede de ser útil como reserva de valor. Ele então acrescentou que os governos acabarão por “proibir” o Bitcoin.

“E eles [os governos] usarão todos os dentes que tiverem para fazer isso, eles dirão que você não pode negociar um Bitcoin, você não pode tê-lo”, disse ele. “Então você teria que ser tipo, um criminoso. Eu vou ser um criminoso? Eles baniram o ouro.”

Publicidade

“Eu não preferiria Bitcoin a ouro.”

Esta não é a primeira vez que Dalio critica o Bitcoin e elogia o ouro. Em janeiro, o investidor disse que a criptomoeda era muito volátil – mas disse que todos deveriam ter ouro em sua carteira. Ele também mostrou interesse na Libra do Facebook.

Seus comentários ocorrem em um momento em que os investidores institucionais estão demonstrando mais interesse na criptomoeda – que é parcialmente responsável pela explosão no preço do Bitcoin, de acordo com analistas de mercado.

A chave para um portfólio de sucesso de Dalio, disse ele ao Yahoo Finance, é “diversificar, diversificar, diversificar”. Evidentemente, porém, essa diversidade não se estende necessariamente ao Bitcoin, de acordo com o investidor bilionário.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Fundador da FTX recorre de sentença de 25 anos e Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 70 mil

Manhã Cripto: Fundador da FTX recorre de sentença de 25 anos e Bitcoin (BTC) estaciona em US$ 70 mil

Mercado de criptomoedas opera sem tendência definida nesta sexta-feira (12), apesar do fluxo negativo de fundos com exposição direta ao Bitcoin