ilustração barco opensea
( Imagem: OpenSea Foundation)

A OpenSea Foundation anunciou na quinta-feira (13) o próximo lançamento do token SEA para recompensar usuários ativos e leais ao mercado de NFT da OpenSea e seu protocolo Seaport.

Embora detalhes específicos sobre o lançamento do token e da alocação ainda estejam por vir, um porta-voz da OpenSea Foundation confirmou ao Decrypt que os usuários não precisarão concluir a verificação “Conheça seu cliente” (KYC) e que os usuários dos EUA estarão qualificados para participar do airdrop.

Publicidade

Ambos os detalhes dissipam rumores que circularam no início desta semana após uma linguagem padrão em um site de teste ter sido revelada. O cofundador e CEO da OpenSea, Devin Finzer, criticou a conversa no X.

Em uma declaração, o gerente geral da OpenSea Foundation, James Hu, disse que o token SEA “marcará um grande passo no fortalecimento da nossa comunidade e no fomento do ecossistema OpenSea e do protocolo Seaport no qual ele opera”.

Ele acrescentou que o token foi “projetado para encorajar maior engajamento da comunidade e dar suporte ao próximo capítulo do ecossistema NFT”. 

Os usuários do OpenSea especulam sobre o lançamento de um token há anos, inclusive em 2021 e 2022, quando o mercado de NFT estava crescendo e o OpenSea o dominava, mas a empresa nunca se comprometeu com tal coisa.

Publicidade

As especulações começaram a aumentar novamente no início de dezembro, quando foi descoberto que uma OpenSea Foundation foi registrada nas Ilhas Cayman, um movimento que geralmente sinaliza o lançamento de uma criptomoeda.

(Reprodução/X)

Agora, o token está oficialmente chegando junto com o relançamento do “OS2” do marketplace, que inclui suporte para negociação de tokens fungíveis junto com NFTs. Mas por que agora?

“Nós realmente demos um passo para trás com essa reconstrução e dissemos: Queremos construir a longo prazo para nossa comunidade. Queremos ser muito mais cripto-nativos”, disse Finzer ao Decrypt. “Queremos realmente ter uma plataforma que sinta, viva e respire Web3, e ter um token como parte disso pareceu a coisa certa a fazer para nossos usuários e os participantes do ecossistema NFT a longo prazo.” 

Os traders já foram recompensados ​​com tokens de mercados NFT rivais, incluindo Blur e Magic Eden. Mas, apesar da empolgação dos destinatários no dia do airdrop, esses tokens caíram e agora são negociados por substancialmente menos do que seus recordes de preços.

Publicidade

A OpenSea enfrentará um desafio semelhante ao combater a atenção de curto prazo dada aos tokens lançados, especialmente quando sempre há algo novo por vir no mundo das criptomoedas.

“Se você não tem um produto que as pessoas amam, e você não tem uma comunidade real, então, por definição, um token será algo de curto prazo”, disse Finzer. “Mas se você continuar investindo no produto e fizer do token um ingrediente-chave no futuro do produto, então eu acho que você pode adotar uma abordagem muito mais de longo prazo.” 

OS2: A nova versão do OpenSea

O investimento em produtos da OpenSea se concretiza no OS2, um “OpenSea revitalizado” que — junto com a negociação de tokens fungíveis — introduzirá um sistema de recompensas em XP, uma experiência de usuário aprimorada e um local para utilizar o token SEA.

“É uma espécie de reimaginação de cada superfície do OpenSea”, disse Finzer. “O grande destaque é realmente que estamos expandindo de apenas um mercado de NFT para realmente uma plataforma mais ampla para negociar todos os tipos de coisas.” 

A nova plataforma está em beta fechado há alguns meses, oferecendo a usuários selecionados a oportunidade de testar os recursos e fornecer feedback ao longo do caminho. Finzer disse que o OpenSea “viu muita empolgação” dos usuários beta em relação ao suporte a vários tipos de token.

Publicidade

A chegada do OS2 é parte de uma reformulação mais ampla do OpenSea, na qual ele visa “reinventar” a cultura e a empresa.

O OpenSea dominou o boom do mercado de NFT de anos atrás, disparando para uma avaliação de US$ 13,3 bilhões no início de 2022 com base em centenas de milhões de dólares em financiamento de capital de risco. Mas, à medida que a demanda por NFT esfriava e os rivais ganhavam força, o OpenSea enfrentava demissões — e uma crise existencial, ao que parece.

“No mercado em alta, nos tornamos muito Web2”, reconheceu Finzer. “Agora estamos realmente nos inclinando para uma equipe pequena, enxuta e cripto-nativa da Web3, conforme lançamos este novo produto.” 

A mudança dá continuidade a uma tendência em que marcas notáveis ​​da Web3, como o criador do Bored Ape Yacht Club, Yuga Labs e Doodles, tentam revigorar as comunidades que construíram em 2021, substituindo o “toque corporativo” que permeou suas marcas à medida que elas cresceram. 

Outrora o mercado de negociação dominante para NFTs, particularmente no Ethereum, o OpenSea caiu para cerca de 30% de participação de mercado para negociação de NFTs no Ethereum, em comparação com 62% do Blur nos últimos seis meses, de acordo com a Tiexo.

Mas com a reformulação do mercado e o lançamento iminente do SEA, o OpenSea pretende receber usuários novos e antigos como um único lugar para todos os tipos de negociações de tokens — com recompensas.

Publicidade

“Nós realmente queremos ser essa empresa que entrega produtos incríveis e deliciosos para os usuários”, disse Finzer. “A longa e dolorosa jornada para chegar a um lugar onde sentimos que podemos fazer isso foi meio que demolir tudo e começar do zero.”

“Agora, com este lançamento, vamos mostrar ao mundo quem somos. É o maior momento da nossa história, mas também é apenas o começo”, finalizou.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Tarifas de Trump abalam mercado tradicional e derrubam Bitcoin e criptomoedas

Manhã Cripto: Tarifas de Trump abalam mercado tradicional e derrubam Bitcoin e criptomoedas

Bitcoin e Ethereum afundaram 5% e 10%, respectivamente, enquanto a Dogecoin e o XRP caíram 19% cada um
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

Processo de listagem da Binance está “quebrado”, diz CZ

O fundador da Binance afirmou ainda que não investe em memecoins e NFTs
Imagem da matéria: Preço e volume de XRP e Shiba Inu derretem enquanto rival da XRP que subiu mais de 200% salva portfólios cripto de investidores

Preço e volume de XRP e Shiba Inu derretem enquanto rival da XRP que subiu mais de 200% salva portfólios cripto de investidores

À medida que XRP e Shiba Inu patinam, a Remittix (RTX) surgiu como uma heroína improvável para portfólios maltratados
Imagem da matéria: CAKE decola mais de 110% na semana; entenda por quê

CAKE decola mais de 110% na semana; entenda por quê

Pancake Swap, exchange descentralizada que criou o token CAKE, é o maior protocolo baseada na BNB Chain e vem aproveitando o hype das memecoins