Imagem da matéria: Brasil quer usar blockchain para facilitar pagamentos no Brics
Presidente Lula em conferência do Brics (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O Brasil está ocupando a presidência do Brics e quer aproveitar o momento para avançar no debate sobre a criação de um sistema de pagamentos internacional que seja mais simples e barato do que o utilizado atualmente. A proposta envolve o uso da blockchain, tecnologia que sustenta todo o ecossistema de criptomoedas.

As informações são do jornal O Globo, que apurou junto a fontes próximas do governo brasileiro que a ideia é avançar nessa pauta, mas de forma cautelosa. O medo é que os Estados Unidos se sintam ameaçados e promovam retaliações. 

Publicidade

Não foram divulgadas informações de como esse novo sistema seria formado e especificamente qual seria o uso da tecnologia blockchain. A reportagem cita apenas que a ideia é melhorar a eficiência na questão de contratos de importação e exportação e reduzir custos dos pagamentos entre os países do bloco: Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia.

Esse novo sistema não prevê a criação de uma moeda comum dentro do Brics, um projeto que chegou a ser defendido por Dilma Rousseff, que preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), chamado de Banco do Brics. Também está descartado criar uma alternativa ao dólar, ideia aventada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na rede social Truth que iria criar tarifas de 100% dos produtos dos países que participassem de algum projeto para criar uma alternativa ao dólar. 

“Vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, caso contrário eles enfrentarão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA”, escreveu Trump. 

Publicidade

A ideia do Brasil é avançar no debate sobre o sistema na reunião de julho do Brics que será sediada no Rio de Janeiro. O objetivo é chegar em uma ideia que seja palatável ao governo de Donald Trump. 

VOCÊ PODE GOSTAR
memecoin doge em queda

Dogecoin cai para menor preço em 4 meses enquanto Bitcoin, XRP e Cardano afundam

Bitcoin, XRP e Cardano devolveram os ganhos obtidos com o “pump de reserva” de Trump na semana passada, enquanto Dogecoin continua perdendo valor
Elon Musk sorri no meio dos logotipos do Twitter e X

Elon Musk revela que X saiu do ar após sofrer “ciberataque em massa”

Um ataque massivo de negação de serviço ligado ao grupo hacker DarkStorm atingiu o X na segunda-feira
Imagem da matéria: Irmão de breakdancer viral das Olimpiadas é acusado de fraude com criptomoedas

Irmão de breakdancer viral das Olimpiadas é acusado de fraude com criptomoedas

Brendan Gunn foi acusado de usar dinheiro que pode ser proveniente de atividades criminosas com criptomoedas
Imagem da matéria: Sam Bankman-Fried diz que Diddy é "gentil" com ele na prisão

Sam Bankman-Fried diz que Diddy é “gentil” com ele na prisão

O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, está se dando bem com o magnata do hip-hop Diddy na prisão