carrinho de compras com criptomoedas e dinheiro; ao fundo, logo do Goldman Sachs
(Shutterstock)

O Goldman Sachs, segunda maior instituição bancária de investimento do mundo, reconheceu em seu relatório financeiro anual aos investidores a importância das criptomoedas, o que reforça a crescente influência dos ativos digitais no mercado financeiro tradicional. 

“O crescimento da negociação eletrônica e a introdução de novos produtos e tecnologias, incluindo tecnologias de negociação e razão distribuída, como criptomoedas e tecnologias de IA, aumentaram a concorrência”, diz um trecho do Relatório Anual 2024.

Publicidade

Historicamente, o Goldman Sachs evitava referências explícitas a criptomoedas e à tecnologia blockchain em suas notas institucionais. De acordo com o The Block, não havia menção às criptomoedas em suas cartas anuais desde 2017. A mudança, no entanto, pode estar ligada ao avanço do Bitcoin e à postura favorável de Trump em relação ao setor cripto, alterando a percepção de Wall Street.

O Goldman Sachs também enfatiza que a rivalidade no setor financeiro inclui ofertas de serviços que a companhia pode decidir não disponibilizar, como as criptomoedas.

“Em algumas ocasiões, nossos concorrentes podem ofertar instrumentos financeiros que não oferecemos e que nossos clientes podem preferir, incluindo criptomoedas e outros ativos digitais que podemos não fornecer ou escolher não disponibilizar”, menciona a carta.

Em 2021, o Goldman Sachs lançou um balcão de criptomoedas e, em 2022, uma plataforma de ativos digitais. Foi um dos poucos bancos a testar a tecnologia blockchain Canton Network, refletindo o crescente interesse das instituições financeiras tradicionais.

Publicidade

Em sua carta, no entanto, o banco alertou sobre os riscos das tecnologias emergentes, destacando a volatilidade e as vulnerabilidades da blockchain, como ataques cibernéticos, além de riscos ao facilitar transações e investimentos relacionados a ativos digitais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB anuncia parceria com MANTRA para tokenizar mais de US$ 200 milhões em ativos nos mercados globais

MB anuncia parceria com MANTRA para tokenizar mais de US$ 200 milhões em ativos nos mercados globais

A união entre a maior plataforma de ativos digitais da América Latina e a blockchain Layer 1 visa impulsionar a inovação financeira globalmente
Homem de blusa verde carrega máquina de mineração de criptomoedas

Apesar do discurso “pró-cripto”, tarifas de Trump já prejudicam mineradores de Bitcoin

Temendo que as tarifas destruam seus patrimônios, empresas de mineração gastaram quatro vezes mais com frete aéreo e 20 com transporte marítimo para deslocar suas mineradoras
Imagem da matéria: Tether pode lançar nova stablecoin se reguladores dos EUA expulsarem a USDT, diz CEO

Tether pode lançar nova stablecoin se reguladores dos EUA expulsarem a USDT, diz CEO

Para entrar em conformidade com futuras leis dos EUA, Tether está considerando criar uma nova stablecoin domiciliada nos Estados Unidos
Ilustração mostra sinal triangular de alerta vermelho e anzol simulando golpe de phishing

Campanha de malware espalha frases-semente falsas para roubar criptomoedas

Malware espalhado por e-mails se passa pela Coinbase, alegando que a empresa está “migrando para carteiras autocustodiadas”