A crise dos saques da corretora NegocieCoins, do grupo Bitcoin Banco, permanece. O Banco Plural fechou a conta da empresa na segunda-feira (20) à noite, a única que restava à exchange. Porém, a grande maioria dos saques em reais e em bitcoin já não vinham sendo feitos desde sexta-feira (17).
O documento enviado pelo Plural diz: “Em virtude dos últimos acontecimentos, sobretudo das notícias e comunicado veiculados nesta data e dado que não obtivemos respostas aos questionamentos formulados encerramos o relacionamento […]”.
No comunicado, o Plural também afirma que “nunca houve limitação de quantidade ou volume de operações na nossa prestação de serviços, razão pela qual eventual não atendimento à demanda de vossas operações não são justificáveis pela prestação de serviços até então prestadas pela nossa instituição”.
Por volta das 14h, o grupo Bitcoin Banco, que é controlado pela CLO Investimentos, publicou um vídeo no qual anuncia o fechamento da conta. No vídeo, o advogado do grupo, Ismair Couto, disse que uma solução viável será encontrada.
Já vice-presidente, Heloísa Ceni, alertou que os clientes poderiam receber os saques via instituições como Santander, Caixa, entre outros, em nome de empresas como Zater ou Principal.
Conforme o vídeo, o limite de 5 bitcoins por pessoa a cada 48 horas vai permanecer, que seria uma maneira de dar vazão à demanda reprimida causada pelo encerramento da conta do Banco Plural. Cabe ressaltar, contudo, que os problemas com os saques vêm se acumulando desde sexta-feira.
O vídeo ainda pode dar margem a uma batalha judicial entre as duas empresas. No documento enviado pelo Plural afirma que a NegocieCoins “deve ser abster de fazer qualquer referência à nossa prestação de serviços ou ao nosso sistema como justificativa para o não atendimento em tempo e forma aos vossos clientes, ou mesmo para a imposição de limite de valor ou quantidade de negociação”.
Entenda o problema com a NegocieCoins
A NegocieCoins, do Bitcoin Banco, está com os saques praticamente travados em reais e em bitcoin desde sexta-feira. A empresa informou aos clientes que haveria uma restrição individual e global a partir de segunda. Na segunda, contudo, houve poucas confirmações dos saques assim como hoje.
Depois de uma onda de reclamações que começou na semana passada, a empresa anunciou algumas mudanças relacionados à implementação de um novo sistema de segurança.
Além disso, limitaram os saques em Bitcoin a 5 BTC por dia, que agora, segundo o vídeo, passa a ser a cada 48 horas.
Só no site Reclame Aqui foram 97 reclamações na última semana, sendo que o número total é de 231 comentários. A maior parte se refere a problemas nos saques, embora nos comentários com mais de três dias, a maioria conste como “problema resolvido”.
Na última sexta-feira (17), diante de tantas reclamações, o Bitcoin Banco soltou um vídeo no qual afirmou que estavam sendo feitos ajustes de segurança em parceria com uma empresa de segurança chamada Active Cloud. A promessa é que as mudança seriam implementadas até esta terça-feira (21), o que ainda não ocorreu.