Imagem da matéria: Negociação de Nucoin segue instável no Nubank e reclamações de clientes aumentam
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Desde o final de semana, os clientes do banco digital Nubank estão tendo dificuldades para comprar e vender a criptomoeda da instituição, o Nucoin (NCN), à medida que o sistema de negociação do token apresenta instabilidades. Os problemas começaram no sábado e persistem até esta terça-feira (15).

Embora a equipe do banco tenha dito ao Portal do Bitcoin na segunda (14) que os serviços já haviam sido restabelecidos, um novo teste feito pela reportagem na tarde de hoje e constatou que ainda aparece uma mensagem de erro no app quando se tenta comprar ou vender Nucoins.

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“Ocorreu um erro. Não foi possível carregar as informações. Por favor, tente novamente”, diz o alerta. A entrega de Nucoins para clientes também está com atrasos e, na página do serviço, aparece a seguinte mensagem: 

“Estamos preparando seus Nucoins para garantir que sua experiência seja incrível. Volte em algumas horas para começar a usar a nova criptomoeda do Nubank.”

Procurada pela reportagem nesta terça-feira, o Nubank voltou a afirmar que o problema já foi resolvido na manhã da segunda-feira, mesmo com testes da reportagem mostrando o contrário.

“Devido à alta demanda no último fim de semana (12 e 13 de agosto), o app do Nubank apresentou uma breve instabilidade restrita à área do Nucoin, prontamente resolvida. A fim de evitar que houvesse clientes em posição de vantagem ou desvantagem o Nubank suspendeu as operações de negociação do ativo digital, também prevista nos Termos & Condições do programa Nucoin, retomada na manhã da última segunda-feira (14)”, disse o banco.

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Ao ser questionado se as transações de compra e venda de Nucoin aconteciam na blockchain, o banco esclareceu: “As transações são processadas on-chain, em rede privada na tecnologia Polygon. No momento, os dados são privados, mas já estamos trabalhando na criação de mecanismos seguros para visibilidade no block explorer, que será disponibilizado em breve.”

Os problemas chegaram ao Nucoin justo no momento em que o interesse dos usuários pelo ativo também disparou. A unidade do Nucoin chegou a ser vendida por R$ 0,23 na tarde de segunda-feira, o que representava uma alta de 2.203% desde o lançamento oficial da moeda em 1º de março. 

Não foi possível checar a cotação do Nucoin nesta terça, já que a página da moeda no app do Nubank apresenta uma mensagem de erro.

Reclame Aqui para o Nucoin

No Reclame Aqui, as queixas postadas nesta terça-feira pelos clientes do Nubank sobre a dificuldade de usar o Nucoin englobam diferentes problemas, como a impossibilidade de compra e venda do token, bem como a falta da entrega de recompensas pelos gastos com cartão de crédito ou compra de outras criptomoedas.

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Um cliente de Cabo Frio (RJ) reclama que tentou vender seus Nucoins para pagar uma conta, porém a instabilidade no sistema o impediu de efetuar a negociação:

“Na tela inicial o banco fala sobre venda e compra da Moeda sem BUROCRACIA, podendo ser vendida ou comprada a qualquer momento sem restrição ou impedimentos. Mas não é isso que está acontecendo. Tentei fazer novas compras e vendas, mas todas sem sucesso algum. Preciso vender a moeda para pagar uma conta e não estou conseguindo. Pelo chat não existe atendimento, estou com vários protocolos de atendimento sem sucesso”, relata.

Outro cliente do Recife (PE) se queixa de não conseguir executar as compras de Nucoin porque as ordens são canceladas quando há uma variação de preço superior a 5%.

“Venho tentando realizar tanto compras quanto vendas de Nucoin, mas estou sendo prejudicado pela lentidão do serviço. As compras são sempre negadas alegando que o valor da moeda subiu mais de 5% a partir do momento da compra. Claro, pois demora tanto para processar o pedido que o valor sempre sobe. O mesmo ocorre com a venda onde você acaba recebendo menos, pois quando ela é concluída o preço da moeda já tem despencado”, informa.

Um cliente de Guarulhos (SP) também reclama dessa mesma trava: “Entendo que as compras e vendas podem ser canceladas se houver variação de 5% no preço, porém, as variações por vezes são muito maiores e a transação fica parada aguardando processamento e não nos deixa executar novas. Precisam processar logo as transações. Se a regra é cancelar se variar em 5%, então cancela logo”, opinou.

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Já um cliente de Casa Nova (BA) informa um problema diferente: nem todas as compras feitas no cartão de crédito do Nubank estão gerando os pontos prometidos em Nucoins:

“Participo do programa Nucoin e atualmente estou no nível 5 que para cada R$ 1 gasto no cartão de crédito recebo 0,07 Nucoin. Infelizmente isso não está acontecendo. Ontem realizei 6 compras no cartão e apenas 3 delas geram Nucoin,  as outras não”, reclama. Ele disse que ao procurar o suporte, não recebeu uma resposta do porquê os pontos não foram computados.

Para que serve o Nucoin?

O Nucoin surgiu para servir como uma moeda de recompensa do Nubank e alimentar o programa de benefícios exclusivo do banco. Os clientes do Nubank podem ganhar pelo menos 50 Nucoins de presente ao ingressar no programa que conta com sete níveis — quanto mais altos, entregam maiores recompensas. Para ganhar os benefícios, os clientes precisam usar cartão de crédito, débito ou compra de criptomoedas pelo Nubank.

A criptomoeda do Nubank foi desenvolvida na blockchain da Polygon. As transações de Nucoin, no entanto, são limitadas ao app do Nubank em operação similar à de compra e venda de outras criptomoedas no Nubank Cripto. Ou seja: não existe um mercado secundário e nem é possível sacar as unidades para uma carteira privada.

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