Trump e Biden
Pin de Trump e Biden nas eleições de 2020 (Foto: Shutterstock)

O mercado de criptomoedas não confia em Donald Trump nem em Joe Biden para liderar os Estados Unidos, a julgar pelas reações online ao primeiro debate presidencial que ocorreu na noite de terça-feira (29).

Quando o Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto, não era segredo que a criptomoeda nasceu de uma ideologia libertária que rejeitava o governo central e promovia a liberdade individual. Ainda assim, existem muitas investidores no mercado de todos os espectros políticos. Mas depois do debate de ontem à noite, todos parecem estar unidos – contra os dois candidatos.

Publicidade

“Essa foi a pior coisa que eu já vi, e eu escrevi a especificação de árvore patricia codificada por RLP hexária do ethereum”, disse Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, em um tweet.

Ele não era o único.

“Estou bêbado e ainda não consigo ignorar o fato de que: Biden cometeu vários deslizes contraditórios. Trump depende de ad hominems e falácias para manter Biden desequilibrado. Boa noite, cringefest”, tuitou Jameson Lopp, co-fundador e CTO da Casa, uma empresa que fornece serviço de custódia para o Bitcoin.

Anthony Pompliano, cofundador da Morgan Creek Digital, tuitou sua decepção com os dois candidatos, dizendo que é “muito louco que essas sejam as duas melhores pessoas que nosso país poderia propor para ser presidente”.

Não parou por aí – até o ex-presidente Obama foi pego no fogo cruzado.

“As pessoas estão mais envergonhadas pela falta de decoro de debate de Trump do que pelos milhares de civis assassinados por Obama”, tuitou Voorhees, CEO da exchange ShapeShift, acrescentando que “se você quer conquistar o público, suas ações importam muito menos do que carisma. Fale eloquentemente e você pode escapar impune. ”

Publicidade

Claramente, o crypto Twitter não ficou satisfeito. Tanto é verdade que houve apelos à abstenção de voto.

Biden e Trump se enfrentaram durante o debate do dia 29 de setembro. Imagem: YouTube

Bitcoin como expressão política

De acordo com o crypto Twitter, é melhor gastar tempo comprando Bitcoin do que votando em Donald Trump ou Joe Biden.

“Diante dessa “escolha”, o nobre ato é se abster”, disse Voorhees. Isso não é uma surpresa, dada a visão libertária de Voorhees sobre o mundo. Em 2018, Voorhees aceitou com muita relutância a necessidade de implementar KYC na ShapeShift, desafiando todos seus ideais libertários.

Voorhees não é o único. Pierre Rochard, estrategista de Bitcoin da Kraken, não apenas sugeriu a abstenção, mas também recomendou a compra de Bitcoin. “Votar é uma perda de tempo porque você não pode verificar os resultados de forma independente. Você tem que confiar em terceiros. Com Bitcoin, você pode verificar. Não vote, compre Bitcoin”, disse ele.

Comprar Bitcoin em vez de votar tem tudo a ver com responsabilidade civil para Rochard. Em outro tweet, ele disse que comprar Bitcoin é “como votar, exceto que você pode realmente verificar se o governo faz exatamente o que a lei diz que deveria fazer”.

“LEMBRETE: Bitcoin é como você opta por ficar de fora desse absurdo”, acrescentou Pompliano em seu próprio tweet.

Ou, em outras palavras, é um voto de protesto.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Bandeira do Japão

Gate.io de saída do Japão: empresa vai transferir clientes para corretoras de criptomoedas locais reguladas

A exchange deixará de aceitar novos registros de contas de residentes japoneses e iniciará o encerramento gradual dos serviços
moedas ouradas de bitcoin e ethereum

Hashdex entra no último estágio para lançar ETF híbrido de Bitcoin e Ethereum nos EUA

A gestora brasileira protocolou ontem o formulário S-1, que é o último estágio na SEC para que um produto possa ser negociado na bolsa de valores
celular com logo da Coinbase em cima de notas de dinheiro

Coinbase leva multa de R$ 25 milhões por não barrar clientes de “alto risco” no Reino Unido

A operação britânica da Coinbase atendeu mais de 13 mil clientes críticos ao violar um acordo com o regulador