Imagem da matéria: Não tem Sentido Banir as Criptomoedas, Diz Ministro das Finanças da Rússia

O ministro das Finanças da Rússia revelou planos para regulamentar o uso de criptomoedas no país, em vez de proibi-las, até o final do ano.

Leia Também: Rússia Considera Usar Blockchain para Registro de Propriedades

Publicidade

Falando em um fórum financeiro em Moscou, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, revelou a posição do governo sobre o futuro legal e regulamentar das criptomoedas no país. Após anos das autoridades russas preparando-se para proibir e até mesmo criminalizar a adoção e mineração das criptomoedas, a Rússia está agora avançando com planos de regulamentar e, de fato, legalizar as criptomoedas.

Conforme citado pela Reuters, Siluanov declarou:

O estado entende que as criptomoedas vieram para ficar. Não há sentido em proibi-las, é necessário regulamenta-las.

Indivíduos ou empresas que procuram comprar moedas digitais terão que se registrar, em leis que logo serão aplicadas, que também detalhará um procedimento para comprar bitcoin e outras criptomoedas, acrescentou Siluanov. Além disso, a compra seria tratada semelhante à compra de títulos de acordo com as novas leis atuais da Rússia.

O ministro das finanças também alertou os investidores sobre a volatilidade. O ministério trabalhará para “tornar os investimentos em tais instrumentos regulamentados”, revelou Siluanov. “Devemos fazer um mercado organizado fora do mercado negro”.

Leia Também: Ministério das Finanças da Rússia Elabora Lei para Legalizar Criptomoedas

Enquanto os desenvolvimentos em direção à regulamentação se acumulam, continua a ser visto se as criptomoedas ganham o status de moedas na Rússia. No início de maio deste ano, o presidente do banco central da Rússia afirmou que o bitcoin seria regulamentado como um “bem digital” ao invés de ser considerado uma moeda. Na sequência desses comentários, a vice-presidente do banco central revelou o envolvimento do banco na elaboração de legislação para reconhecer e monitorar legalmente criptomoedas, além de taxar os adotantes.

Leia Também: Burger King da Rússia Cria o Token WhopperCoin

As primeira vez que autoridades russas revelaram planos para reconhecer e regulamentar o bitcoin foi em abril deste ano, quando o vice-ministro das Finanças, Alexei Moiseev, falou sobre a intenção do governo de ficar de olho nas transações de bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken