O Ministério de Desenvolvimento Econômico da Rússia apresentou recentemente uma proposta que legaliza e cobra impostos pela mineração de bitcoin (BTC) em regiões com superávit de eletricidade.
Afirma que a mineração de bitcoin, que existe em uma espécie de área cinzenta e não regulada, deve ser reconhecida como uma forma de “atividade comercial” e tributável quando moedas forem convertidas em rublos russos.
Conforme noticiado pela agência de notícias local Izvestia na terça-feira (15), a proposta foi criada para que o país possa se beneficiar da mineração enquanto não sobrecarrega sua rede elétrica em áreas vulneráveis (um problema enfrentado por outros países, como o Irã e o Cazaquistão).
Isso será feito ao confinar a mineração a redes confiáveis e definindo limites de uso de eletricidade para mineradores individuais, afirma o ministério.
Para incentivar o crescimento da indústria, o ministério também quer apresentar taxas e tarifas mais baixas pelo consumo de eletricidade para a instalação de fazendas de mineração de bitcoin em regiões específicas.
Irá aumentar preços de energia para mineradores quando um limite específico de energia for ultrapassado, apesar de esse limite ainda não ter sido determinado.
Evgeny Vlasov, líder da fornecedora de tecnologia de resfriamento líquido Comino, disse ao Izvestia que acredita que a mineração deve ser legalizada em toda a Rússia como um inteligente investimento no setor de tecnologia.
O presidente Vladimir Putin também reconheceu o benefício econômico que a mineração possivelmente poderia trazer para o país, dado seu “superávit de eletricidade” e “equipes bem-treinadas”.
No entanto, o banco central da Rússia não é muito a favor da ideia. Pressionou para que o bitcoin e outras criptomoedas fossem banidas, citando riscos ao sistema financeiro e preocupações com volatilidade.
Dito isso, negociações recentes entre o Banco da Rússia e o governo nacional sugerem que a regulação seja o resultado mais provável.
Atualmente, a Rússia é o terceiro país mais popular do mundo para a mineração de bitcoin, atrás do Cazaquistão e dos Estados Unidos, de acordo com estatísticas da Universidade de Cambridge.
Nos EUA, o estado do Texas se tornou um centro da atividade, conforme autoridades, como o governador Greg Abbott e o senador Ted Cruz, se mostram otimistas em relação ao mercado cripto e dispostos a convidar a indústria à região.
Enquanto a Rússia ainda se aproxima da mineração com cautela, o Texas a considera como uma solução contraintuitiva para sua rede instável de energia.
O governador acredita que a indústria irá ajudar fontes de energia a florescerem no estado e preparar a rede para invernos de consumo intenso de eletricidade.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.