Imagem da matéria: MetaMask sai do ar por problemas com fornecedor de infraestrutura do Ethereum
Foto: Shutterstock

O Ethereum não caiu na manhã desta sexta-feira (22), mas para os usuários da popular carteira MetaMask e outros aplicativos descentralizados (dapps) construídos na principal rede blockchain de contratos inteligentes, pode parecer que sim. Isso ocorre porque o serviço de infraestrutura amplamente utilizado, o Infura, está sofrendo uma interrupção, o que está afetando uma variedade de aplicativos e serviços criados no Ethereum.

Os problemas começaram a aparecer no início desta manhã, quando os usuários relataram problemas ao acessar os aplicativos Ethereum, principalmente com o MetaMask, que conta com mais de 30 milhões de usuários mensais.

Publicidade

De acordo com uma atualização na página de status do Infura às 10h43, o provedor de infraestrutura identificou problemas com muitas de suas APIs, que conectam aplicativos e serviços ao blockchain Ethereum. As APIs afetadas incluíam as do Ethereum, bem como soluções de dimensionamento como Polygon, Optimism e Arbitrum, bem como Filecoin e protocolo NFT Palm.

Às 12h08, a Infura disse que estava trabalhando na implantação de uma solução. “Estamos no processo de lançar uma correção e nossos sistemas principais estão começando a se recuperar”, diz a página de status da empresa. “A funcionalidade completa do serviço será restabelecida à medida que os componentes restantes voltarem a ficar online.”

Susto com a Metamask

Quando solicitado por comentários ou informações adicionais sobre os problemas, um representante da Infura disse ao Decrypt: “Infelizmente, não temos mais detalhes para compartilhar neste momento, pois nossos engenheiros estão trabalhando duro em uma correção”.

Nas mídias sociais, os usuários do Ethereum compartilharam reclamações. Um colecionador da NFT escreveu: “Acabei de começar minha manhã com um pequeno ataque de pânico”. Os criadores do projeto também compartilharam as notícias, incluindo a coleção Ethereum NFT The Sevens, que twittou que sua atual moeda NFT foi “desativada” devido a problemas do Infura.

Publicidade

Embora o Ethereum seja a plataforma líder para dapps, negociação NFT e DeFi (a negociação e empréstimo de ativos criptográficos sem intermediários de terceiros), o ecossistema descentralizado ainda depende em grande parte de alguma infraestrutura comum.

É por isso que quando um serviço como o Infura cai, o impacto pode ser especialmente pronunciado e afetar muitos dos aplicativos e serviços mais populares da Ethereum. A Infura encontrou anteriormente uma grande interrupção em novembro de 2020, que descreveu em um post-mortem como a “interrupção de serviço mais grave em nossos quatro anos de operação”.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa inserindo chip no celular

Justiça manda TIM pagar R$ 21 mil a cliente que teve celular clonado e perda de criptomoedas

A partir da clonagem do celular, os invasores tiveram acesso ao email e posteriormente a uma carteira cripto na Binance
Michaël van de Poppe em vídeo no Youtube

“É hora de investir em altcoins como Ethereum além do Bitcoin”, diz Michaël van de Poppe

Citando o Ethereum com uma das opções, o analista diz que o mercado de altcoins já passou por correção e que a tendência agora é de alta
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais