Um token chamado Grok — que não está oficialmente vinculado ao serviço de IA de mesmo nome lançado recentemente por Elon Musk — atingiu uma capitalização de mercado de US$ 160 milhões apenas oito dias após sua estreia.
Mas como uma moeda meme de oito dias que não é realmente emitida pelo chatbot de IA está enfrentando muita volatilidade? Enquanto este artigo estava sendo escrito, a capitalização de mercado do token GROK caiu para US$ 78 milhões, de acordo com a DexTools .
Seu valor disparou 13.000% na última semana, com a duplicação dos preços em apenas 24 horas. Mas, para ser claro, isso significa que atingiu o máximo histórico de US$ 0,02, de acordo com a CoinGecko.
Apesar de ter 11.500 detentores e volumes de negociação significativos, a liquidez do GROK no par com o dólar (GROK/USD) é limitada, o que aumenta o risco de uma queda de preços se grandes quantidades forem vendidas.
Enquanto isso, Grok — o serviço de chatbot de IA lançado pelo aplicativo social X, conhecido por sua natureza menos censurada e bem-humorada — contribuiu para a popularidade do token, apesar dos próprios tokens não serem afiliados ao serviço de IA real.
A facilidade de criação e negociação de tokens em exchanges descentralizadas (Dex) levou a uma proliferação desses ativos especulativos. É uma narrativa movida a memes que já aconteceu muitas vezes antes.
Um token chamado BALD (nomeado desta forma em referência à careca do CEO da Coinbase, Brian Armstrong) foi lançado na Base, uma blockchain de segunda que a Coinbase incubou, antes que seus criadores ganhassem milhões.
Uma outra criptomoeda meme, a Pepecoin (PEPE) atraiu muita atenção e viu sua capitalização de mercado ultrapassar US$ 1,5 bilhão antes que a equipe por trás da querida moeda meme transferisse milhões de tokens PEPE para exchanges sem aviso prévio.
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E ainda há uma categoria inteira na plataforma de dados CoinGecko para moedas com tema de cachorro para tokens que homenageiam a moeda meme original: Dogecoin.
A sensação de que existem camadas de memes no lançamento do GROK é ainda aumentada pelo fato de que o próprio CEO e fundador da Tesla é um ‘dogefather’ (pai da doge) autoproclamado.
Musk está envolvido em uma ação coletiva que alega que ele cronometrou sua compra e venda de DOGE com postagens nas redes sociais que aumentariam o preço. Desde que comprou o Twitter por US$ 44 bilhões, ele provocou duas vezes que mudaria o logotipo da empresa para um Shiba Inu, ração de cães por trás do meme Doge.
Enquanto isso, o Grok AI de Musk competirá com vários lançamentos recentes de chatbots de IA de alto perfil. Um dos concorrentes é o Bard do Google, um chatbot experimental que visa expandir o alcance do Google para bilhões de usuários, o que destaca a ambição do gigante da tecnologia no espaço de IA.
E aí está o principal concorrente: OpenAI. A empresa lançou o ChatGPT Plus, uma versão baseada em assinatura de seu chatbot de IA amplamente utilizado, ChatGPT, que oferece recursos aprimorados.
As plataformas de mídia social também estão entrando na briga, com o Snapchat lançando o “My AI”, um chatbot desenvolvido com a versão mais recente da tecnologia GPT da OpenAI.
Enquanto isso, o LinkedIn lançou um novo chatbot de IA projetado como um “treinador de candidatos a emprego”, complementando seu conjunto de ferramentas generativas de IA para membros Premium, que coincidiu com o anúncio da plataforma de ter batido a marca de 1 bilhão de usuários.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
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