Imagem da matéria: Márcio Garcia: Ator volta a se envolver em polêmica, agora com propaganda de investimento em ouro
Márcio Garcia (Reprodução/Instagram)

O ator e apresentador Márcio Garcia está promovendo mais uma empresa de investimentos controversa, chamada Mineradora Manah, que vem oferecendo “cotas de participação” em mineração de ouro ao valor de R$ 1.200 cada. As ofertas estão sendo feitas através do site da empresa e também pelas redes sociais.

“Que tal ser sócio de uma mineradora de ouro e ver o seu dinheiro trabalhando por você”, diz um trecho da publicidade feita nesta semana por Garcia — que não está só nessa: outro ator que promoveu a Manah foi Marcos Pasquim, conforme mostra um outro vídeo ainda disponível no YouTube.

Publicidade

No site da Receita Federal, a empresa está registrada como Mineração Manah Ltda, com sede em Nossa Senhora do Livramento, município do estado do Mato Grosso.

Conforme apurou a reportagem, a situação da Manah está “Ativa” desde ‘17/07/2020”. Na descrição da atividade econômica principal da empresa, consta “Extração de minério de metais preciosos”.

O Portal do Bitcoin também consultou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que afirmou que a Mineradora Manah não possui registro para oferecer contratos de investimento. Portanto, a empresa se torna controversa por não deixar essa informação clara para o público.

Inclusive a falta de transparência foi levantada por um usuário do Reclame Aqui há cerca de dois meses, quando registrou a seguinte queixa: “No site da empresa não existe nenhuma menção sobre Balanços, DRE, e fatos relevantes ao investidor sobre a operação da empresa”.

Publicidade

Em resposta, a Mineradora Manah escreveu: “Olá H., as informações acima citadas são disponibilizadas apenas para investidores”.

A reportagem também enviou pedido de comentário para a Mineradora Manah, solicitando informações sobre as “cotas de participação” e o valor do fundo arrecadado até o momento, mas não houve retorno até a publicação deste artigo.

Procurado para comentar o assunto, Márcio Garcia também não respondeu a uma mensagem enviada pelo Instagram, via DM, e outra, via e-mail, informada no perfil do empresário.

Especialista ironiza vídeo com Márcio Garcia

A oferta de investimento em ouro da Manah chamou a atenção do especialista do setor financeiro, Renato Breia, sócio fundador da Nord Research, que fez um post sobre o assunto.

Em um tweet na noite da última quarta-feira (9), Breia ironizou sobre o negócio ao compartilhar o vídeo com Garcia, inserindo emojis de pirâmide no final da frase:

Publicidade

“Que tal dobrar o seu capital em 3 anos?”, escreveu.

Após a publicação, vários usuários passaram a comentar a mensagem de Breia.

O usuário @sonecarox perguntou: “ [a pirâmide] tá no comecinho?

Já o usuário @pekidaspedras relembrou uma das maiores pirâmides financeiras já ocorridas no Brasil: “Será a nova ‘fazenda reunidas boi gordo’?, comentou.

A usuária @helemazevedo sugeriu que Garcia pode não ter olhado o negócio direito antes de promovê-lo: “Aí depois vem com videozinho de que ‘não sabia bla bla bla’”, escreveu.

Márcio Garcia e o Grupo 10X

Há cerca de quatro anos, Márcio Garcia se envolveu em uma polêmica ao promover uma polêmica empresa de investimento em criptomoedas chamada Grupo 10X, que prometia lucro 10 vezes mais que a poupança.

A empresa, contudo, não tinha o aval da CVM para tais ofertas e acabou recebendo um stop order sob multa de R$ 100 mil por dia caso não encerrasse as ofertas, identificadas pelo órgão como Contrato de Investimento Coletivo (CIC).

Na época, Garcia afirmou ter se associado ao grupo, chegando a se gabar do negócio: “Eu agora sou sócio desse incrível grupo. Eu tenho a honra de poder emprestar a minha imagem e credibilidade para nossas marcas”, disse o ator em um vídeo que não está mais disponível no YouTube.

Publicidade

Na TV, o ator esteve com canais como Globo e Record participando de várias novelas e programas como o The Voice Kids. No cinema, Garcia também tem um extenso currículo de atuação, tanto como ator quanto como dublador e diretor de várias produções.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide