Imagem da matéria: Justiça rejeita processo da Consensys contra a SEC envolvendo o Ethereum
Imagem criada por Decrypt com uso de IA

Uma ação judicial movida pela Consensys, empresa focada na criação de softwares para a rede Ethereum, contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) foi rejeitada por um juiz distrital dos EUA na quinta-feira (19), que escreveu que as reivindicações da empresa eram, em última análise, “discutíveis” porque as supostas ações da agência não eram “finais”.

“Como o Autor não identificou a ação final da agência que tornaria a reivindicação adequada para revisão judicial e como a retenção da consideração sujeita o Autor a poucas ou nenhuma dificuldade, a reivindicação não tem um caso ou controvérsia madura”, escreveu o juiz Reed O’Connor.

Publicidade

O principal órgão regulador de Wall Street e a Consensys estão em conflito há algum tempo. 

A Consensys entrou com um processo preventivo contra a SEC em abril, depois de receber a chamada notificação Wells — um aviso de um processo iminente sobre violações de valores mobiliários — sobre sua popular carteira Ethereum, a Metamask.

A Consensys alegou no processo que a SEC considerava internamente o Ethereum como um valor mobiliário e estava buscando uma declaração do regulador de que ele não era de fato considerado um valor mobiliário.

“A SEC busca regulamentar o ETH como um valor mobiliário, embora o ETH não tenha nenhum dos atributos para isso — e embora a SEC tenha dito anteriormente ao mundo que o ETH não é um valor mobiliário e não está dentro da jurisdição estatutária da SEC”, alegou o processo original. 

Em junho, a Consensys afirmou que tinha ouvido que o órgão regulador estava abandonando sua investigação sobre o Ethereum.

Porém, no final daquele mês, a SEC processou a Consensys por causa de seu serviço MetaMask Swaps, o qual permite que os usuários façam staking de criptomoedas. O staking é o processo de “bloqueio” de criptomoedas para manter a rede de uma blockchain em funcionamento. Aqueles que fazem staking de criptoativos podem ganhar recompensas no processo. 

Publicidade

No entanto, a SEC perseguiu várias empresas cripto por fornecerem o serviço, alegando que ele oferece aos investidores muito risco e pouca proteção. 

O Ethereum é a blockchain e plataforma de programação por trás da segunda maior criptomoeda, o ETH. Os desenvolvedores podem usar o Ethereum para criar aplicativos descentralizados (dApps) e produtos como jogos, carteiras de criptomoedas, exchanges ou até mesmo novos tokens.

A Consensys é uma empresa de destaque que constrói esses dApps. A empresa emitiu uma declaração após a decisão.

“Em abril de 2024, a Consensys entrou com uma ação judicial para proteger o ecossistema Ethereum do alcance regulatório da SEC e defender o setor que tem sido sujeito à agenda de aplicação imprudente da agência”, disse um porta-voz. “Infelizmente, o tribunal do Texas rejeitou hoje nossa ação por motivos processuais sem analisar os méritos de nossas reivindicações contra a SEC.”

“Nosso processo contra a SEC revelou a investigação excessivamente zelosa do Ethereum, e os formuladores de políticas e o público em geral expressaram profunda preocupação com a investigação da SEC sobre o desenvolvimento de software de blockchain”, continuou o comunicado.

Publicidade

“Em uma vitória significativa para o setor, a SEC desistiu de sua investigação sobre o ‘Ethereum 2.0’ depois que nosso litígio foi apresentado, e o tribunal do Texas reconheceu hoje que a SEC já deu à Consensys o alívio que ela buscava nessa questão crítica para o ecossistema Ethereum. Fora do tribunal, também vimos sinais do que poderia ser uma mudança importante no sentimento de Washington em relação às criptomoedas e aos ativos digitais durante um período crucial para a política dos EUA. Estamos no caminho certo, mas devemos permanecer vigilantes. A Consensys está decidida a continuar lutando pelos direitos dos devs de blockchain nos EUA enquanto contestamos a ação da SEC no Brooklyn.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
martelo de juiz com logo da ftx ao fundo

FTX começa a pagar hoje clientes lesados pela grande quebra de 2022

Primeira leva de pagamentos da FTX será feita para clientes que tem menos de US$ 50 mil a receber; soma chega a US$ 1,2 bilhão
Imagem da matéria: Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Presidente do Fed afirma que não haverá CBDC nos EUA sob sua gestão

Powel participou de audiência no Senado e se comprometeu a nunca permitir uma CBDC enquanto estiver no poder
Imagem da matéria: Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Milei apagou sua postagem no X e se desvinculou do projeto cripto LIBRA, mas não antes de investidores perderem milhões
Imagem da matéria: Sinais de uma nova altseason? O que o mercado cripto indica sobre o futuro das altcoins

Sinais de uma nova altseason? O que o mercado cripto indica sobre o futuro das altcoins

Analista aponta que hype de memecoins e TRUMP ainda não configura “altseason” e que fenômeno pode ser mais curto e fraco