Imagem da matéria: Justiça rejeita processo da Consensys contra a SEC envolvendo o Ethereum
Imagem criada por Decrypt com uso de IA

Uma ação judicial movida pela Consensys, empresa focada na criação de softwares para a rede Ethereum, contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) foi rejeitada por um juiz distrital dos EUA na quinta-feira (19), que escreveu que as reivindicações da empresa eram, em última análise, “discutíveis” porque as supostas ações da agência não eram “finais”.

“Como o Autor não identificou a ação final da agência que tornaria a reivindicação adequada para revisão judicial e como a retenção da consideração sujeita o Autor a poucas ou nenhuma dificuldade, a reivindicação não tem um caso ou controvérsia madura”, escreveu o juiz Reed O’Connor.

Publicidade

O principal órgão regulador de Wall Street e a Consensys estão em conflito há algum tempo. 

A Consensys entrou com um processo preventivo contra a SEC em abril, depois de receber a chamada notificação Wells — um aviso de um processo iminente sobre violações de valores mobiliários — sobre sua popular carteira Ethereum, a Metamask.

A Consensys alegou no processo que a SEC considerava internamente o Ethereum como um valor mobiliário e estava buscando uma declaração do regulador de que ele não era de fato considerado um valor mobiliário.

“A SEC busca regulamentar o ETH como um valor mobiliário, embora o ETH não tenha nenhum dos atributos para isso — e embora a SEC tenha dito anteriormente ao mundo que o ETH não é um valor mobiliário e não está dentro da jurisdição estatutária da SEC”, alegou o processo original. 

Em junho, a Consensys afirmou que tinha ouvido que o órgão regulador estava abandonando sua investigação sobre o Ethereum.

Porém, no final daquele mês, a SEC processou a Consensys por causa de seu serviço MetaMask Swaps, o qual permite que os usuários façam staking de criptomoedas. O staking é o processo de “bloqueio” de criptomoedas para manter a rede de uma blockchain em funcionamento. Aqueles que fazem staking de criptoativos podem ganhar recompensas no processo. 

Publicidade

No entanto, a SEC perseguiu várias empresas cripto por fornecerem o serviço, alegando que ele oferece aos investidores muito risco e pouca proteção. 

O Ethereum é a blockchain e plataforma de programação por trás da segunda maior criptomoeda, o ETH. Os desenvolvedores podem usar o Ethereum para criar aplicativos descentralizados (dApps) e produtos como jogos, carteiras de criptomoedas, exchanges ou até mesmo novos tokens.

A Consensys é uma empresa de destaque que constrói esses dApps. A empresa emitiu uma declaração após a decisão.

“Em abril de 2024, a Consensys entrou com uma ação judicial para proteger o ecossistema Ethereum do alcance regulatório da SEC e defender o setor que tem sido sujeito à agenda de aplicação imprudente da agência”, disse um porta-voz. “Infelizmente, o tribunal do Texas rejeitou hoje nossa ação por motivos processuais sem analisar os méritos de nossas reivindicações contra a SEC.”

“Nosso processo contra a SEC revelou a investigação excessivamente zelosa do Ethereum, e os formuladores de políticas e o público em geral expressaram profunda preocupação com a investigação da SEC sobre o desenvolvimento de software de blockchain”, continuou o comunicado.

Publicidade

“Em uma vitória significativa para o setor, a SEC desistiu de sua investigação sobre o ‘Ethereum 2.0’ depois que nosso litígio foi apresentado, e o tribunal do Texas reconheceu hoje que a SEC já deu à Consensys o alívio que ela buscava nessa questão crítica para o ecossistema Ethereum. Fora do tribunal, também vimos sinais do que poderia ser uma mudança importante no sentimento de Washington em relação às criptomoedas e aos ativos digitais durante um período crucial para a política dos EUA. Estamos no caminho certo, mas devemos permanecer vigilantes. A Consensys está decidida a continuar lutando pelos direitos dos devs de blockchain nos EUA enquanto contestamos a ação da SEC no Brooklyn.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: "X Empire" do Telegram conclui fase de mineração e se prepara para airdrop

“X Empire” do Telegram conclui fase de mineração e se prepara para airdrop

O X Empire está pronto para seguir os passos do Hamster Kombat e outros grandes jogos do Telegram com o seu próximo lançamento de token e airdrop
Imagem da matéria: Presidente da CVM diz que "tokenização veio para ficar" e defende segregação patrimonial

Presidente da CVM diz que “tokenização veio para ficar” e defende segregação patrimonial

Na visão do presidente da CVM, “o futuro é digital: cripto, tokenização e IA”
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

Manhã Cripto: XRP desaba 11,4% após SEC recorrer em processo contra Ripple

“Se Gary Gensler e a SEC fossem racionais, eles teriam abandonado este caso há muito tempo”, disse CEO da Ripple
Casa à beira de rio no Butão

Como o governo de um pequeno país está ganhando milhões minerando Bitcoin

Quando o assunto é ‘Bitcoin nos governos’ esse país está indo muito bem, superando inclusive El Salvador