O JPMorgan disse estar “cauteloso” com o mercado de criptomoedas para 2024, apontando que alguns grandes eventos já devem estar precificados. Além disso, o banco acredita que a performance do Ethereum (ETH) deve superar a do Bitcoin (BTC) no próximo ano.
“Acreditamos que no próximo ano o Ethereum irá se reafirmar e recuperar participação de mercado dentro do ecossistema cripto”, disseram os analistas liderados por Nikolaos Panigirtzoglou em relatório na quarta-feira, segundo informações do The Block.
“O principal catalisador é a atualização EIP-4844 ou Proto-danksharding, que deverá ocorrer durante a primeira metade de 2024. Acreditamos que esta atualização provavelmente será um passo maior para melhorar a atividade da rede Ethereum, ajudando assim o ETH a ter um desempenho superior”, explicam.
A atualização Proto-danksharding é um passo para a implementação completa do Danksharding, uma forma mais eficiente de sharding para o Ethereum. Ao contrário da técnica de sharding originalmente planejada, a Danksharding evita o processo de divisão do Ethereum em múltiplas cadeias de shard, considerado complexo.
Em vez disso, ela introduz blobs de dados, pacotes de dados temporários anexados a blocos, capazes de conter mais dados, mas que não são armazenados ou acessados permanentemente pela máquina virtual Ethereum. Ou seja, eles melhoram a eficiência dos blocos sem necessariamente aumentar o tamanho deles.
Segundo o JPMorgan, essa atualização é bastante favorável para redes de Camada 2, como Arbitrum e Optimism, pois fornece um espaço de dados temporário adicional para aumentar o rendimento e reduzir as taxas de transação para redes de Camada 2 no Ethereum.
Leia Também
Bitcoin já precificado
Enquanto isso, os analistas do banco disseram que alguns dos fatores hoje apontados como cruciais para uma alta do Bitcoin nos próximos meses, já estariam incluídos no preço atual da criptomoeda.
Para o JP, existe uma chance alta de vermos um cenário de “sobe no boato e cai no fato” em relação à aprovação do ETF de Bitcoin à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Este é um termo comum no mercado financeiro quando um ativo sobe muito com a expectativa de um evento, que quando se concretiza se torna uma oportunidade para os investidores realizarem seus lucros, fazendo o preço cair.
Além disso, os analistas apontaram que, após o halving de 2020, a relação entre o preço de mercado do Bitcoin e o custo de produção diminuiu e disseram que um movimento semelhante após o halving de 2024 é possível.
“E dado que a relação atual entre o preço do Bitcoin e o custo de produção está em torno de 2 vezes no momento, isso implicaria que o evento de redução da oferta de Bitcoin pela metade em 2024 já está em grande parte no preço”, concluíram os analistas.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto