Neymar chorou ao vivo ao perder 1 milhão de euros em um cassino online. Mas eram lágrimas falsas — parte de uma grande estratégia de marketing: aumentar a presença do portal de jogos de azar Blaze no Brasil.
Em fevereiro, Neymar fez um post no Instagram falando da Blaze e fixou essa publicação no topo de sua página, no local de maior visibilidade possível. Nessa publicação em específico, um comentário chama a atenção: o youtuber Jon Vlogs publicou um emoji de fogo.
Vlogs é a pessoa que melhor conhece a estrutura da Blaze. Em uma participação no podcast Inteligência LTDA, ele disse ter conhecido pessoalmente o dono da plataforma, que seria um holandês.
A conta parece fechar. A sede da Blaze é em Curaçao, uma ilha caribenha que faz parte do Reino dos Países Baixos — do qual a Holanda é o membro mais famoso.
Não se trata de uma informação fácil de obter. Em 2022 o Botafogo fechou contrato de patrocínio master com a Blaze e se recusou a dizer para a reportagem do Portal do Bitcoin quem assinou em nome da empresa.
Jon Vlogs contou, mesmo que de forma muito passageira, o encontro com o misterioso holandês: “Fomos [ele e o sócio de sua agência] para uma luta em Londres e conhecemos o dono da Blaze depois em Amsterdam. Já trabalhávamos para ele, conhecíamos desde 2018. E chegamos com uma proposta para ele”.
A proposta era que a Blaze liberasse uma verba canalizada para o youtuber, que por sua vez escolheria uma legião de influenciadores menores para pagar um pouco para cada um divulgar o cassino.
O tiro foi certeiro: a plataforma passou de 14 milhões de usuários mensais para 45 milhões e atualmente mais de 400 influencers trabalham propagando o cassino com Jon Vlogs como intermediário.
O modelo de negócio é simples: Vlogs retém 20% da verba que passa para cada um dos influencers que fazem parte do esquema.
O Portal do Bitcoin teve acesso ao formulário para adesão ao programa de influencers da Blaze. Alguns requerimentos são exigidos: ter o mínimo de 500 mil seguidores no Instagram e possuir 10 mil visualizações por vídeo no Youtube. Após o preenchimento deste formulário, um código exclusivo para influenciadores é gerado.
Com o sucesso, vieram os riscos. Em um corte no Youtube, o influencer conta que passou a andar com segurança por ser associado à Blaze.
“Muita gente perde dinheiro na Blaze e começa a vir cobrar de mim. Era ameaça atrás de ameaça. Daí eu contratei”, diz ele no vídeo.
Blaze e Neymar
No mesmo podcast, Jon Vlogs revela que foi ele que entrou em contato com a agência de marketing de Neymar para que o jogador virasse garoto propaganda do cassino.
Em dezembro do ano passado, o jogador anunciou que fechou um contrato de patrocínio de quatro anos com a plataforma.
“Temos o prazer de anunciar nossa colaboração! Blaze.com x Neymar Jr. Faremos eventos ao vivo na plataforma Blaze. Fique atento para mais!”
Jon Vlogs comemorou publicamente a parceria, mas naquele momento ainda não havia revelado que foi ele o responsável pelo negócio.
“A gente chegou a um ponto de fechar o Neymar na Blaze. Eu não gosto de ficar falando muito nisso. Mas é um case muito lindo para meu lado empreendedor. Foi muito burocrático para fechar um cara desse”, contou Vlogs.
Muito gratificante ver o Neymar na Blaze, lutei muito pra conectar esses dois e me da uma satisfação ver que deu certo! Nesse ano me esforcei muito pra fortalecer meu lado empresário e pouco a pouco vamos evoluindo e os resultados vão aparecendo, agora bora pra cima 🔥🔥 https://t.co/VsDsJfZ7Bq
— Jon Vlogs (@Jonvlogs) December 26, 2022
Até com Felipe Neto
A estratégia da Blaze é aparentemente capturar as pessoas mais famosas da internet no Brasil. Desde outubro do ano passado a empresa conseguiu fechar um patrocínio de Felipe Neto, que possui um dos maiores canais de YouTube do mundo.
Já em novembro foi a vez do Flow Podcast começar a receber patrocínio da Blaze. Igor Coelho, o apresentador do show, passou a apresentar alguns episódios do Flow fazendo a propaganda logo no início dos vídeos.
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