Imagem da matéria: Irã faz primeira importação com pagamento em criptomoedas e gasta US$ 10 milhões
Foto: Shutterstock

O Irã fez uma importação no valor de US$ 10 milhões e pagou em criptomoedas. A operação foi anunciada por Alireza Peyman-Pak , chefe da Organização de Promoção do Comércio, em seu perfil no Twitter.

O político iraniano ainda disse que até o final do mês que o vem o país começará a usar com frequência critpomoedas e smart contracts.

Publicidade

Veja abaixo a tradução do tuíte:

“Esta semana, o primeiro registro oficial de pedido de importação no valor de 10 milhões de dólares foi concluído com sucesso. Até o final de setembro, o uso de criptomoedas e contratos inteligentes será generalizado no comércio exterior com os países-alvo”.

https://twitter.com/peymanpak_ir/status/1556927239907835904

Irã e criptomoedas

Em outubro de 2020, o governo do Irã mudou sua legislação regulatória sobre criptomoedas para permitir que esses ativos sejam usados no financiamento de importações, conforme apontou o site Iran Daily.

Foi uma mudança radical em relação ao que o governo vinha tendo até então. Em 2019, o país havia tornado a mineração ilegal. Essa medida, porém, durou só um mês, conforme noticiado pela Aljazeera.

Mas os conflitos continuam. Em junho deste ano, o Ministério da Energia do Irã anunciou que os mineradores de criptomoedas tinham que suspender suas atividades para auxiliar o país em um momento em que são registrados recordes de consumo de energia. As informações são do jornal Theran Times.

Publicidade

Naquele momento, o Irã bateu um pico de consumo de energia de 62,5 mil megawatts (MW) e irá chegar em breve nos 63 mil MW. Segundo a publicação, a produção energética do país terá dificuldades atender essa demanda.

Vale lembrar que em julho do ano passado, o vice-presidente do país, Eshaq Jahangiri, decretou que as empresas de mineração de criptomoedas deveriam se registrar junto ao Ministério da Indústria, Minas e Comércio do governo do iraniano — a atividade havia sido liberada desde de 2019, no entanto houve um aumento de 7% no consumo de eletricidade no país. Quem não atendesse ao pedido, poderia ter que entregar equipamentos de mineração às autoridades, o que ocorreu em vários eventos no início deste ano.

Não sabe qual o melhor criptoativo para o seu perfil? No Mercado Bitcoin, quem está começando a investir tem a melhor experiência de negociação e fica informado sobre tudo! Saiba mais sobre o Mercado Bitcoin!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

BRX Finance busca aproveitar as potencialidades da blockchain para criar uma infraestrutura financeira mais eficiente, acessível e transparente para todos os brasileiros
Receita Federal, greve, Imposto de Renda, IR 2022

Receita Federal fará consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas

Receita Federal quer alinhar a Instrução Normativa 1.888/2019 com o modelo internacional de declaração de ativos digitais
simbolo do dólar emergindo de placa de computador

Mercado Bitcoin lista duas novas stablecoins da startup Aryze

Ambas as moedas, devido à paridade com o dólar americano e à libra esterlina, representam estabilidade e diversificação na carteira dos investidores
Imagem da matéria: Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

Confira 3 criptomoedas que podem disparar com o halving do Bitcoin

O halving pode atrair a atenção dos investidores para projetos alternativos criados no ecossistema do Bitcoin