Imagem da matéria: Indícios de pirâmide e golpe financeiro, diz juiz sobre MSK Invest
Foto: Shutterstock

A Justiça de São Paulo afirma que existem indícios de que a MSK Invest, empresa que dizia operar com cripotomoedas, seja uma pirâmide financeira e de que um mesmo uso de CNPJs é na verdade a prática de um golpe financeiro.

A definição foi dada pelo juiz Luiz Antonio Carrer, que acolheu liminar de uma cliente e determinou o bloqueio de dinheiro na conta da empresa.

Publicidade

“Existem indícios de fraude no contrato celebrado entre as fraudes, que indica caso de “pirâmide”, a justificar a urgência da medida, pois a ré anunciou que deixará de atuar, sem a perspectiva de devolução da grande quantia investida pelo autor”, afirma o juiz.

Além disso, o juiz aponta que o mesmo CNPJ é utilizado pela MSK Invest e uma empresa chamada SOMPI Seguros, e que isso indica “golpe financeiro”.

“Some-se o fato de que este magistrado, no momento da ordem pelo SISBAJUD ter observado que o nome da empresa correntista com o mesmo número do CNPJ da ré é outra empresa de nome SOMPI SEGUROS, o que causou estranheza. Através de pesquisa no sistema INFOJUD, possível observar que o CNPJ da empresa confere com o nome da ré. Esses elementos indicam chances de golpe financeiro”, diz o magistrado.

A ação foi proposta pelo advogado Alex Carlos Capura de Araújo, que já obteve outras duas liminares para bloqueios de valores na conta da MSK Invest.

Publicidade

Alex Carlos afirma que ainda é cedo para saber se existem fundos nas contas, mas que isso em breve deverá ser esclarecido.

“Estamos aguardando o resultado de três ordens judiciais de bloqueio das contas da MSK. O Poder Judiciário tem um prazo de 48 horas para que as ordens sejam cumpridas pelo Banco Central e, desde a distribuição da última ação que foi ontem (segunda-feira) não tivemos notícias nenhuma. Estamos ansioso aguardando o resultado , até para saber a saúde financeira da MSK”, afirma o advogado em entrevista ao Portal do Bitcoin.

Caso MSK

 A MSK Invest prometia rendimentos de 5% por meio de investimentos em criptomoedas e disse que deixaria de pagar os clientes por causa de uma lei ainda não foi aprovada.

Na segunda-feira (20), o juiz Fábio Henrique Falcone Garcia determinou bloqueio e foi muito explícito ao falar sobre o anúncio da empresa de que um dos motivos de parar de pagar os clientes é por conta da insegurança jurídica diante do avanço do Projeto de Lei 2302/15 na Câmara dos Deputados.

Publicidade

O magistrado afirma que a postura da empresa é um indício de má-fé e de tentativa de não cumprir com os contratos.

“A missiva sobre o distrato, impondo condições dissociadas da negociação para ressarcimento do valor investido, aliada à falsa justificativa fundada em projeto de lei ainda não aprovado sugere engodo destinado a evitar cumprimento de obrigação e situação financeira complicada, a indicar risco de lesão grave à requerente”, disse o juiz.

Além disso, o juiz pediu vista ao Ministério Público, que é uma forma de pedir aos promotores e procuradores que analisem o caso e vejam se esta ocorrendo algum crime ou ilegalidade. É um primeiro passo para o MP abrir inquérito e iniciar investigação.

Contraponto da empresa

“Informamos que a MSKInvest atua há seis anos no mercado de criptomoedas e sempre honrou com os compromissos previstos em seus contratos. Por uma decisão de negócios, a companhia descontinuou o produto semestral de criptomoeda. A empresa está providenciando a restituição dos valores para os clientes desse produto, cujo perfil indicado era de alto risco.”

Matéria atualizada para inclusão do contraponto da MSK Invest.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

5 coisas para saber sobre o lançamento do token do Notcoin

Quando o token NOT será lançado? Qual o futuro para a Notcoin? É melhor fazer stake dos tokens? Preparamos um resumo para você
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
Imagem da matéria: Bitso lança carteira Web3 para facilitar conexão com aplicativos DeFi

Bitso lança carteira Web3 para facilitar conexão com aplicativos DeFi

Bitso Web3 Wallet suporta Ethereum, Polygon, Arbitrum, Base e Optimism e permite acesso a mais de 2 mil tokens
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central adia Drex para realizar novos de testes de privacidade

BC explica que primeira fase de testes foi focada em elementos de privacidade, mas as soluções encontradas “ainda não estão maduras”