Imagem da matéria: Huobi e Capitual anunciam individualização de contas, tema que provocou racha com Binance
Foto: Shutterstock

A corretora de criptomoedas Huobi anunciou que irá colocar em prática no Brasil um projeto de individualização de contas para clientes locais. A operação será feita em parceria com a Capitual e coloca novamente o debate sobre “quem é cliente de quem” no centro do mercado cripto brasileiro.

Até 17 de junho, a Capitual era a empresa responsável por operacionalizar os saques e depósitos em reais para a Binance no Brasil. A parceria foi desfeita justamente por uma divergência quanto à “individualização de contas”. Na época, o Banco Central passou a exigir maiores informações da Acesso Bank, banco parceiro da Capitual, mas a Binance não concordou com as medidas que o prestador adotou e encerrou o contrato comercial.

Publicidade

A Huobi faz questão de ressaltar que o anúncio de hoje “segue a regulamentação de maio do Banco Central do Brasil, que exige que bancos locais e intermediários de pagamento atualizem os processos de Know Your Customer (KYC) para maior segurança e prevenção de lavagem de dinheiro”.

Ainda segundo a Huobi, “de acordo com essa norma, os usuários devem ter uma conta individual comprovada com bancos locais e intermediários de pagamento para realizar transações em reais, aplicável a contas de pessoas físicas e jurídicas”.

Gustavo Rezende, COO da Capitual, diz em comunicado que a empresa está comprometida com a conformidade legislativa. “Oferecemos um ambiente de segurança e tranquilidade para nossos sócios e seus usuários realizarem suas operações, de acordo com as exigências dos órgãos reguladores brasileiros”, afirma.

Banco Central atrás de informações

Portal do Bitcoin teve acesso a uma parte dos comunicados do Banco Central do Brasil para o Banco Acesso, que causou a separação da Binance com a Capitual.

Publicidade

O documento afirma que, com base nas informações que já haviam sido solicitadas, a ES (entidade supervisionada), no caso o Acesso, não possuía os procedimentos adequados para a coleta e registros de todas as informações cadastrais obrigatórias dos clientes.

Trata-se do ponto central que provocou no dia 17 de junho o fim dos saques e depósitos em reais da Binance via Capitual, empresa que conectava a corretora com os serviços bancários no Brasil e possibilitava, por exemplo, o uso do PIX. Atualmente, o serviço é prestado à Binance pela Latam Gateway e pelo banco BS2.

Na prática, as contas da Binance dentro do Acesso não estavam individualizadas por cliente, mas agrupadas em um grande número de pessoas — como se fossem grandes aviões nos quais não é possível saber quem é o passageiro.

O Banco Central não comenta sobre a individualização, mas diz que a empresa de pagamentos deveria comprovar os procedimentos de algumas informações, tais como:

Publicidade

I – qualificação do cliente pessoa física: nacionalidade, local de nascimento, endereço comercial, valor da renda mensal, valor do patrimônio, declaração firmada sobre os propósitos e a natureza da relação de negócio com a Instituição e profissão. As informações relativas a cliente pessoa natural devem abranger as pessoas naturais autorizadas a representá-lo;

II – qualificação do cliente pessoa jurídica: informações que qualifiquem e autorizem os administradores, mandatários ou prepostos (nacionalidade, data e local de nascimento), declaração firmada sobre os propósitos e a natureza da relação de negócio com a Instituição e informações relativas às pessoas naturais caracterizadas como beneficiários finais da cadeia de participação. Ressaltese que a Instituição poderá apresentar, como proposta alternativa de regularização deste apontamento, os procedimentos adotados para identificação, qualificação e classificação de seus clientes com base nas determinações contidas na nova Circular nº 3.978/2020, que incluem a elaboração de avaliação interna de risco.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin, trade, investimento

Domínio da Binance em negociação de Bitcoin cai de 81% para 55%, aponta pesquisa

Relatório da Kaiko diz exchanges menores como Bybit e OKX ganharam impulso no mesmo período
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Friend.tech V2 entra em operação e entusiasmo aumenta com airdrop do token FRIEND

Friend.tech é uma plataforma de mídia social descentralizada na Base, uma rede de segunda camada de Ethereum incubada pela Coinbase
Imagem da matéria: Investidor perde R$ 360 milhões em Bitcoin ao enviar moedas para endereço errado

Investidor perde R$ 360 milhões em Bitcoin ao enviar moedas para endereço errado

A vítima transferiu 1.155 WBTC para o suposto atacante, que criou um endereço semelhante para enganá-la