O presidente do Banco Nacional do Cazaquistão, Timur Suleimenov, anunciou que o governo vai criar uma reserva estatal de criptomoedas, financiada com moedas digitais obtidas por duas vias: ativos apreendidos em investigações criminais e criptomoedas mineradas por operações estatais. As informações são do site Kaz Inform, em publicação nesta segunda-feira (30).
O Cazaquistão está desenvolvendo regras para sua futura reserva estatal de criptomoedas com base em boas práticas de fundos soberanos — como gestão centralizada, transparência e segurança. A proposta prevê um custodiante único para proteger os ativos contra flutuações de mercado e ataques cibernéticos, mas ainda não há data de lançamento ou meta definida.
A iniciativa reforça o avanço do país no setor cripto: o Cazaquistão já detém cerca de 13% do hasrate do Bitcoin e regula sua mineração desde que apreendeu US$ 200 milhões em equipamentos ilegais após apagões em 2022.
‘Criptocartões’ no Cazaquistão
No início do mês, o National Bank, em cumprimento à ordem do Chefe de Estado sobre o desenvolvimento do setor de ativos digitais, realizou uma reunião com representantes de bancos, corretoras de criptomoedas e empresas de fintech.
A reunião discutiu o status da implementação de projetos para o lançamento de serviços financeiros inovadores baseados em tokenização e ativos digitais. O diálogo abordou questões como a integração dos ativos digitais ao sistema financeiro do país e o desenvolvimento da regulamentação pertinente.
Durante a reunião, diz um comunicado, foi lançada a implementação do projeto “criptocartões”, ou seja, cartões de pagamento que permitem aos consumidores realizar transações sem dinheiro em espécie vinculadas a carteiras em provedores licenciados de serviços de ativos digitais (corretoras de criptomoedas) do Centro Financeiro Internacional de Astana.
Leia Também
“Esta solução permite integrar a circulação de ativos digitais à infraestrutura de pagamento existente de forma segura e conveniente”, ressaltou o órgão.
No mês passado, o site revelou também que National Bank começará a regular criptomoedas no Cazaquistão, após várias repressões das autoridades no setor de mineração clandestina.
Para isso, foi criada a iniciativa “Digital Asset Regulatory Sandbox”, que permitirá que os participantes do mercado testem vários serviços e tecnologias inovadores, além de determinação do status e a circulação legal de criptomoedas e serviços de câmbio.
Globalmente, outros governos e empresas também avançam nesse caminho. Os EUA estudam uma Reserva Estratégica de Bitcoin, enquanto vários estados como Arizona, Ohio e Texas já aprovaram leis permitindo a custódia de BTC. No setor privado, empresas como Strategy e Metaplanet vêm acumulando Bitcoin por meio da emissão de ações e dívidas.
Vale lembrar que desde o ano passado, Zhaslan Madiyev, ex-gerente geral da Binance no Cazaquistão, ocupa um dos maiores cargos no Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial do país.
- Oportunidade de alto ganho na Super Quarta do MB! Até 26% ao ano e dinheiro na conta a partir de 5 meses. Acesse a página oficial para não perder essa chance exclusiva. Saiba mais!