Imagem da matéria: Filipinas bloqueia acesso à Binance enquanto antiga operação da corretora na Rússia fecha as portas
Foto: Shutterstock

A corretora de criptomoedas Binance está tendo que lidar com vários problemas nesta segunda-feira (25), como o bloqueio das operações da corretora pelos reguladores das Filipinas e o fechamento de uma subsidiária na Rússia.

Hoje foi revelado também que um de seus executivos escapou de uma detenção na Nigéria, no mesmo dia que o país africano acusou a corretora de praticar evasão fiscal.

Publicidade

Já nos EUA, o fundador e ex-CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, aguarda uma sentença, impedido de deixar o país até o final de abril. Em novembro passado, CZ se declarou culpado de violar a Lei de Sigilo Bancário dos EUA, de não registrar a Binance como uma empresa de serviços financeiros e de não criar um programa eficaz de combate à lavagem de dinheiro.

Filipinas bloqueia Binance

De acordo com um comunicado da Comissão de Valores Mobiliários das Filipinas publicado nesta segunda-feira (25), o acesso à Binance no país foi bloqueado numa medida que segue um alerta do órgão de novembro de 2023, quando a corretora foi acusada de operar sem licença no país.

O presidente do órgão regulador, Emilio B. Aquino, afirmou que a Binance “representa uma ameaça à segurança dos fundos de investimento dos filipinos”.

Segundo o órgão, o pedido formal de ações contra a corretora enviado à Comissão Nacional de Telecomunicações (NTC) foi feito em 12 de março, quando a entidade pediu “bloqueio do site e outras páginas da web utilizadas pela Binance”.

Publicidade

Consta também no ofício que o órgão criticou a plataforma por realizar ofertas de investimentos através da internet sem autorização das autoridades.

Binance na Rússia

A corretora CommEX, proprietária das antigas operações russas da Binance, anunciou hoje que vai fechar as portas. Segundo postagem no blog da entidade, a empresa planeja encerrar completamente suas operações em maio.

“Em 10 de maio de 2024, a plataforma procederá à remoção do site oficial e os usuários não poderão acessar qualquer conteúdo relacionado ao CommEX”, diz um trecho do comunicado.

A CommEX já começou a suspender alguns serviços, incluindo a cessação no dia de hoje do cadastro de novos usuários e a interrupção de depósitos, tanto em moeda fiduciária quanto em criptomoedas; entre 28 de março e 23 de abril outros serviços como trading e P2P serão encerrados.

Publicidade

“Aconselhamos os usuários a fechar posições imediatamente, retirar ativos e gerenciar seus ativos na plataforma”, alertou.

A Binance vendeu todos os seus negócios na Rússia para a CommEX em setembro do ano passado, após enfrentar problemas regulatórios no país. Na época, o então CEO da Binance, Changpeng Zhao, afirmou não ser o Beneficiário Final Efetivo (UBO) da CommEx, o que significa que ele não se beneficiou financeiramente do acordo.

Fuga na Nigéria

Também nesta segunda-feira foi revelado que um dos dois executivos da Binance detidos na Nigéria escapou da custódia.

A publicação nigeriana Premium Times informou que o gerente regional da Binance para a África, Nadeem Anjarwalla, havia fugido da casa de hóspedes em Abuja, onde ele e o chefe de compliance da corretora, Tigran Gambaryan, estavam detidos por uma questão de segurança nacional.

Anjarwalla teria escapado depois que os guardas o levaram a uma mesquita próxima para as orações do Ramadã.

Tudo isso aconteceu em paralelo a outra ação da Receita Federal da Nigéria (FIRS), que apresentou acusações de evasão fiscal contra a corretora, bem como contra Anjarwalla e Gambaryan.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fazer staking de Bitcoin agora é possível com a Core Chain

Fazer staking de Bitcoin agora é possível com a Core Chain

Você não precisa mais embrulhar seu Bitcoin para fazer staking. A Core Chain agora oferece staking de BTC sem custódia
Imagem da matéria: DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

A DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG) foi distribuída via airdrop ontem (24) e logo se tornou o token Runes com maior número de detentores
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

Hedera (HBAR) salta 113% em meio à confusão sobre fundos tokenizados da BlackRock

A BlackRock, no entanto, disse que não está diretamente envolvida no esforço de tokenização da Archax
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com