A Justiça dos Estados Unidos determinou que o ex-CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, deve entregar seu passaporte e permanecer nos EUA enquanto aguarda sua sentença. CZ também deve manter as autoridades atualizadas sobre qualquer viagem que planeje fazer durante sua estadia no país.
A decisão foi publicada na terça-feira (12) e altera as condições de viagem de CZ. Caso ele decida viajar para algum local que necessite de identificação, deverá ser acompanhado de um terceiro que estará de posse do seu passaporte.
Além disso, o documento afirma que o fundador da Binance “não pode solicitar ou obter um novo passaporte ou documento de viagem de qualquer país sem a permissão do Tribunal”.
Os terceiros detentores dos passaportes do ex-executivo da Binance só podem devolvê-los com a permissão dos serviços pré-julgamento ou do tribunal.
As acusações contra CZ
Em novembro passado, CZ se declarou culpado de violar a Lei de Sigilo Bancário dos EUA, de não registrar a Binance como uma empresa de serviços financeiros e de não criar um programa eficaz de combate à lavagem de dinheiro.
Leia Também
Na época, como acordo, a exchange aceitou pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões, uma das maiores penalidades corporativas já vistas nos EUA, enquanto CZ pediu demissão do cargo de CEO. A Binance também se comprometeu a encerrar suas operações nos EUA.
Na semana passada, os EUA solicitaram a modificação da situação de CZ, pedindo restrições de viagem. Em resposta, o executivo argumentou que as restrições seriam desnecessárias, uma vez que a sua viagem “não foi um problema até à data”.
Por outro lado, o governo disse que “algo que ‘não foi um problema até agora’ pode se tornar um problema no futuro”. A sentença de CZ está prevista para sair no dia 30 de abril.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto