Felipe Neto em vídeo em seu canal no Youtube
Imagem: Reprodução/YouTube

O influencer Felipe Neto cobrou no final da noite de domingo (18) a TV Record pelo patrocínio da casa de apostas Betano após uma longa reportagem no programa Domingo Espetacular sobre a polêmica da relação entre o cassino online Blaze e diversos influenciadores brasileiros.

Pouco tempo depois da reportagem ir ao ar, Neto usou no Twitter para acusar a emissora de incoerência, por fazer publicidade para a Betano e receber, segundo o influencer, “dezenas de milhões de reais”.

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“A @recordtvoficial fez uma matéria atacando a Blaze e os influenciadores q divulgam. Que feio, Record. A emissora enche os bolsos de dinheiro com sites de cassino e apostas. Mas isso eles esconderam na matéria. Imagina qnt a Betano botou pra patrocinar A Fazenda”, escreveu na postagem.

Em outra postagem, ele cita a grande quantidade de queixas contra a casa de aposta no site de defesa do consumidor Reclame Aqui — um indicador que já foi mostrado em uma reportagem do Portal do Bitcoin no final do ano passado. Na ocasião, a plataforma de apostas já ocupava a 15ª posição entre as empresas mais criticadas do país. Hoje, ela não está entre as 20 mais reclamadas, mas mantém a classificação de “Ruim”, com nota 5,2 numa escala de zero a 10.

Trata-se de uma acusação similar à que a Blaze sofre: de que o alto índice de reclamações dos clientes são um indício de fraude e de que a plataforma não paga os apostadores.

As acusações contra a Blaze tomam como base em processos judiciais que dizem que a empresa some com o dinheiro de clientes brasileiros, como mostra reportagem do Portal do Bitcoin feita em parceria com a rede global de jornalistas que investigam crimes transnacionais OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project).

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Porém, a mesma situação ocorre com a Betano: clientes tentam na Justiça reaver dinheiro que alegam ter sido roubado pela empresa, mas os magistradoa afirmam que é impossível processar a empresa.

Veja abaixo a publicação de Felipe Neto:

Blaze vira o assunto da internet brasileira

A Blaze se tornou o grande assunto da internet brasileira no final de maio, após explodir de visualizações um vídeo do youtuber Daniel Penin tentando investigar quem são os donos da Blaze e acusando os influencers de receber por cada perda dos clientes no cassino.

Felipe Neto é o principal divulgador do cassino: faz publicidade no Twitter e no YouTube e estreou um canal no Twitch com objetivo específico de promover a Blaze. O youtuber passou a ser cobrado de uma posição sobre o assunto.

Em um primeiro momento, saiu em defesa da Blaze: alegou que sofria uma “campanha difamatória” e que a empresa não era diferente de outras que fazem publicidade em grandes canais, citando a Pixbet e a TV Globo.

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Depois, deu sinais de recuar. Retirou um post sobre a empresa do seleto grupo de três publicações que ficam fixas no topo do seu perfil de Instagram e o link para o cassino que estava em sua bio do Twitter.

Também no Twitter, ele apagou uma mensagem na qual defendia a Blaze e acusava seus detratores de terem indignação seletiva. 

Depois, no dia 14 de junho, fez um vídeo de meia hora afirmando que a publicidade que recebe não é diferente da que emissoras recebem de casas de jogos e que não irá interromper a parceria até alguma fraude ser comprovada.

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