fachada da Europol
(Shutterstock)

Uma das maiores plataformas de pedofilia do mundo foi fechada após uma investigação internacional, com criptomoedas amplamente usadas como método de pagamento para imagens de abuso sexual infantil.

O “Kidflix” parecia um serviço de streaming e, de acordo com a Europol, 1,8 milhão de usuários em todo o mundo acessaram o site entre abril de 2022 e março deste ano.

Publicidade

Os detetives identificaram 1.275 pessoas que compraram material de abuso sexual infantil usando ativos digitais ou ganharam créditos ao enviar seu próprio material.

Até agora, 79 suspeitos foram presos e mais de 3.000 dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com 39 crianças protegidas de novos abusos.

A Europol afirma que esta foi a maior operação de exploração sexual infantil da sua história — e que a Kidflix era mais sofisticada do que outras plataformas de pedofilia derrubadas no passado.

Mais de 91.000 vídeos com um tempo total de execução de 6.288 horas foram carregados no site, com uma média de 3,5 novos clipes carregados a cada hora. A polícia não tinha conhecimento prévio sobre a maioria dessas filmagens.

Publicidade

Cada vídeo também estava disponível em baixa, média ou alta qualidade, com os pedófilos pagando um valor extra por arquivos maiores.

Mais de 35 países ao redor do mundo estiveram envolvidos na operação para fechar o site da dark web, liderada por investigadores do estado alemão da Baviera.

A diretora executiva da Europol, Catherine De Bolle, alertou que há “vítimas reais” por trás desses crimes, acrescentando:

“A dimensão digital impulsionou uma rápida evolução na exploração sexual infantil online, oferecendo aos infratores uma plataforma sem fronteiras para contatar e preparar vítimas, bem como para criar, armazenar e trocar material de abuso sexual infantil. Alguns tentam enquadrar isso como um problema meramente técnico ou cibernético, mas não é.”

Em um comunicado, a Agência Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido confirmou que 63 usuários britânicos do Kidflix foram identificados até agora — e desses, 30 foram presos.

Publicidade

“Fornecer essa resposta global e local é fundamental em nossa função de proteger crianças do abuso sexual infantil e de criminosos que buscam esse conteúdo”, disse o gerente sênior da NCA, Neil Keeping.

A rastreabilidade de ativos digitais ajuda os detetives a levar criminosos à justiça, já que as transferências de criptomoedas podem ser monitoradas por meio de análises de blockchain.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

As altcoins recuaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos de envio de cartas a parceiros comerciais detalhando novas tarifas
Imagem da matéria: Baleia move R$ 46 bilhões na maior transferência de Bitcoin antigo da história

Baleia move R$ 46 bilhões na maior transferência de Bitcoin antigo da história

Os movimentos repentinos dessa fortuna em criptomoedas deixaram analistas perplexos
logo verde do robinhood com criptomoedas

Ações da Robinhood batem recorde após anúncio de nova blockchain e ações tokenizadas

A empresa obteve uma licença MiCA, permitindo oferecer negociação de ações tokenizadas aos clientes
Imagem da matéria: BNY fará custódia das reservas da stablecoin da Ripple

BNY fará custódia das reservas da stablecoin da Ripple

As empresas buscam construir uma ponte entre os ecossistemas de finanças tradicionais e cripto