FBI cria nova unidade para combater crimes que envolvam criptomoedas

A equipe especializada em cripto vai fornecer análise, suporte e treinamento para o FBI, além de inovar suas ferramentas de combate a futuras ameaças
Imagem da matéria: FBI cria nova unidade para combater crimes que envolvam criptomoedas

Foto: Shutterstock

O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (ou FBI, na sigla em inglês) lançou sua “Unidade de Exploração de Ativos Virtuais” com foco em crimes relacionados a criptomoedas, de acordo com um anúncio do Departamento de Justiça (ou DOJ) nesta quinta-feira (17).

A notícia foi revelada como parte de um anúncio do DOJ sobre a nomeação do primeiro diretor da Equipe Nacional de Fiscalização de Criptomoedas (ou NCET), criada em outubro de 2021.

Publicidade

Eun Young Choi, ex-conselheiro sênior da Procuradoria-Geral Adjunta, será o diretor inaugural da NCET.

Segundo o comunicado de imprensa do DOJ, a nova Unidade de Exploração de Ativos Virtuais do FBI será “uma equipe especializada de profissionais em criptomoedas dedicada a fornecer análise, suporte e treinamento para o FBI, além de inovar suas ferramentas de criptomoedas para ficarem à frente de futuras ameaças”.

A unidade irá se vincular à própria missão da NCET pela ampla abrangência do DOJ, que inclui o FBI junto com a Administração de Combate às Drogas (ou DEA); o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF); e outras agências governamentais.

“Já fizemos grandes avanços no combate ao uso indevido de plataformas de criptomoedas e demonstramos que não iremos hesitar para ir atrás dessas plataformas que ajudam criminosos a lavar ou esconder seus produtos de crimes”, disse Lisa Monaco, procuradora-geral, sobre a formação da NCET em outubro.

“É um ambiente repleto de ameaças agressivas.”

Os anúncios mais recentes surgem logo após de o DOJ ter prendido Ilya Lichtenstein e sua esposa Heather Morgan por alegadamente terem lavado dinheiro em conexão a US$ 3,6 bilhões em bitcoins (BTC) roubados do hack à corretora cripto Bitfinex em 2016.

Publicidade

Morgan, uma autoproclamada rapper e contribuidora da Forbes, recebeu liberdade condicional na terça-feira (15) enquanto Lichtenstein continua sob custódia e aguarda julgamento.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.