Imagem da matéria: Exchange da XP remove três criptomoedas devido à pressão regulatória dos EUA
Foto: Shutterstock

A Xtage, plataforma de criptomoedas da corretora brasileira XP Investimentos, anunciou a remoção de Solana (SOL), Cardano (ADA) e Polygon (MATIC) da exchange em e-mail enviado aos seus clientes na segunda-feira (26).

Procurada pela reportagem, a XP Investimentos confirmou a remoção dos ativos, mas informou que não fará comentários adicionais. No e-mail aos clientes, a empresa disse:

Publicidade

“Em razão das recentes manifestações da Securities and Exchange Commission (SEC) acerca de determinados criptoativos negociados em exchanges americanas, informamos que decidimos suspender, a partir de 28/06/2023 e por tempo indeterminado, as compras dos criptoativos Polygon, Solana e Cardano.”

Os clientes são informados de que poderão vender os criptoativos na plataforma, até a data limite, mas que, já a partir deste momento, novas compras não podem mais ser realizadas.

Apesar da definição ser “por tempo indeterminado”, a Xtage promete continuar “acompanhando as discussões sobre o tema”, o que pode levar a novos comunicados no futuro, “em caso de novidades”.

A Xtage foi desenvolvida pela XP Inc. em parceria com a NASDAQ e lançada ao mercado em agosto de 2022. O Portal do Bitcoin entrevistou Lucas Rabechini, Diretor de Produtos Financeiros da XP Inc, na ocasião.

Publicidade

Até o final de 2022, era possível negociar apenas Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Chainlink (LINK) e Polygon (MATIC) na Xtage. Em janeiro de 2023, a empresa anunciou a listagem de Solana (SOL), Cardano (ADA) e Litecoin (LTC) para seus clientes investidores.

Em seu site oficial, apenas as criptomoedas listadas em 2022 aparecem disponíveis na área “Quais criptomoedas posso negociar através da XP?”, o que inclui a Polygon (MATIC).

Repressão da SEC

A SEC vem classificando ativos digitais como valores mobiliários não registrados através da execução de processos jurídicos contra grandes empresas do setor.

Com a classificação por execução da lei, sem um conjunto de regras claras que permita a identificação do que constitui (ou não) um valor mobiliário, muitos prestadores de serviço temem se tornar alvos do escrutínio regulatório da Comissão.

Publicidade

Nos últimos processos envolvendo a Binance e Coinbase, a SEC classificou, entre outros ativos, SOL, ADA e MATIC como títulos negociados ilegalmente — por falta de registro e aprovação sob sua jurisdição.

A Robinhood e a eToro, ambas corretoras do mercado financeiro internacional, também optaram por remover estas criptomoedas de sua plataforma, na sequência dos eventos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Agora o ETH terá um caminho ainda mais longo para chegar a Wall Street, mas isso é uma surpresa para poucos
Imagem da matéria: Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Uma década após uma tentativa inicial de dar suporte para pagamentos em Bitcoin, a Stripe agora enxerga um futuro impulsionado por stablecoins
Imagem da matéria: Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Campanha do atual presidente da Colômbia em 2022 teria tido apoio ilegal da empresa de criptomoedas Daily Cop
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Cardano, Shiba Inu, Solana e XRP

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação (trading bots)