Imagem da matéria: Estatal da Venezuela corta energia de fazenda de mineração de bitcoin
Foto: Shutterstock

A empresa estatal de energia da Venezuela cortou no domingo (25), sem aviso prévio, o acesso ao sistema público de eletricidade de uma fazenda de mineração de bitcoin licenciada pelo governo. A Informação foi publicada pelo portal Cripto Notícias.

De acordo com uma fonte ouvida pelo veículo, que preferiu não divulgar o nome, funcionários da Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) — vinculada ao Ministério de Energia Elétrica da Venezuela — visitaram a área, localizada no estado de Carabobo, e removeram os fusíveis de alta tensão do local.

Publicidade

A ação foge da normalidade porque os mineradores prejudicados têm a licença da Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Correlatas (Sunacrip), o órgão responsável por regular todos os aspectos da mineração de criptomoedas no país. O documento lhes garante o direito de exercer a atividade no local.

Além disso, quando os funcionários da estatal foram desligar a energia, eles não apresentaram um mandado de busca ou deram uma justificativa. Também não havia nenhum oficial da Sunacrip acompanhando a operação. A presença da entidade em inspeções se tornou obrigatória depois que a Associação Nacional de Criptomoedas (ASONACRIP) firmou um acordo com o governo no início de julho.

De acordo com a fonte ouvida pelo site, a ação pode ter sido uma estratégia da entidade para atingir os mineradores ilegais que atuam na região. O governo, segundo o entrevistado, pode ter desligado a eletricidade de toda a área para depois reativar apenas as empresas licenciadas que fizerem a devida solicitação.

Após a fazenda de mineração prejudicada relatar o ocorrido, o órgão se comprometeu em reconectar os mineradores ao sistema público de energia.

Publicidade

Repressão aos mineradores

A mineração de criptomoedas é altamente regulada na Venezuela desde o final do ano passado. Qualquer um que minera BTC sem possuir a licença obrigatória do governo pode ter seus equipamentos apreendidos, além de sofrer as consequências legais por descumprir a lei.

No mesmo final de semana em que a estatal cortou a energia da fazenda licenciada, as autoridades policiais apreenderam 140 equipamentos de outros mineradores — que dessa vez não tinham a licença do governo — na cidade de Guacara, também na região de Carabobo, conforme divulgou o Cripto Notícias.

Algumas semanas atrás, seis venezuelanos foram presos em suas casas por minerar bitcoin sem a autorização da Sunacrip. No final de junho, as autoridades do país já haviam confiscado 411 ASICs em outras duas operações especiais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Consensys processa SEC para proteger Ethereum; Worldcoin mira parceria com OpenAI

Manhã Cripto: Consensys processa SEC para proteger Ethereum; Worldcoin mira parceria com OpenAI

A Consensys tenta impedir que a SEC classifique o Ethereum como valor mobiliário
Imagem da matéria: PayPal passa a oferecer mais de 100 criptomoedas com nova parceria

PayPal passa a oferecer mais de 100 criptomoedas com nova parceria

Gigante dos pagamentos online, PayPal está expandindo ofertas de criptomoedas junto com a MoonPay
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Criadores da Samourai Wallet são presos por lavagem de dinheiro; Bitcoin cai abaixo de US$ 64 mil

Manhã Cripto: Criadores da Samourai Wallet são presos por lavagem de dinheiro; Bitcoin cai abaixo de US$ 64 mil

Promotores dos EUA acusam cofundadores da Samourai Wallet de lavagem de dinheiro e de operar um negócio de transmissão de fundos não licenciado
logotipo da Akash Network

DePIN: Tokens disparam até 52% no dia e dominam ganhos no Top 100

Os projetos Akash Network e Zebec Network viram seus tokens AKT e ZBC obterem ganhos de dois dígitos nas últimas 24 horas