mineração venezuela
Máquinas de mineração apreendidas (Foto: Sunacrip /Divulgação)

A Guarda Nacional da Venezuela apreendeu 411 ASICs —  equipamentos criados especificamente para a mineração de criptomoedas — em duas operações realizadas no final de semana, conforme informações do portal Últimas Notícias.

A primeira operação aconteceu em uma casa localizada na cidade de Barinas onde foram confiscadas 79 máquinas do modelo Innosilicon T2, dedicadas para a mineração de bitcoin. No local, foram presos quatro homens suspeitos de pertencer a um grupo criminoso conhecido como “Los Mineros”.

Publicidade

Uma segunda operação deteve um caminhão na estrada do município de Agua Blanca que transportava 332 ASICs de bitcoin, sendo 140 da marca AladdinMiner, 136 Antminer S9J e mais 56 do modelo Innosilicon T2. O caminhoneiro que tinha como destino Valência, a capital do estado de Carabobo, foi preso no local.

De acordo com as informações das autoridades fornecidas à imprensa local, os sujeitos foram presos por portar equipamentos de mineração que não tinham licença expedida pela Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Correlatas (Sunacrip).

Os acusados também não conseguiram apresentar as notas fiscais para comprovar a legalidade dos equipamentos. O Ministério Público foi informado sobre as operações para tomar as devidas providências. 

Mineração de bitcoin na Venezuela

A atividade de mineração não é proibida na Venezuela, no entanto, os mineradores precisam de autorização dos reguladores da Sunacrip para atuar no setor.

Publicidade

O governo do ditador do país, Nicolás Maduro, regulamentou a mineração de criptomoedas no final do ano passado e determinou que todo sujeito ou organização que pretenda minerar bitcoin e outras altcoins no país, deve possuir autorização.

A partir da norma, o estado se tornou responsável por supervisionar todo o setor, como determinar os espaços que as fazendas de mineração podem ocupar, fiscalizar a importação e comercialização de equipamentos, e até mesmo o reparo de peças.

Além disso, a mineração é proibida em residências concedidas pelo governo. A empresa estatal de energia elétrica, Corpoelec, também estabelece tarifas específicas para aqueles que mineram criptomoedas.

Por causa dessa série de regras, muitos mineradores preferem continuar na ilegalidade e trabalhar sem a devida licença. Em abril, as autoridades policiais do país fizeram uma operação parecida com a que aconteceu no final de semana e apreenderam 76 máquinas de mineração de bitcoin.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração do mascote do jogo Hamster Kombat do Telegram pulando entre moedas

Airdrop do Hamster Kombat acontece hoje; veja horário e onde negociar

A equipe do jogo mais popular do Telegram irá distribuir 60 bilhões de tokens HMSTR na manhã de quinta (26)
Imagem da matéria: Empresa descobre primeiro aplicativo falso para drenagem de criptomoedas em dispositivos móveis

Empresa descobre primeiro aplicativo falso para drenagem de criptomoedas em dispositivos móveis

Aplicativo falso utilizou técnicas modernas para desviar criptomoedas e permaneceu disponível por quase cinco meses antes de ser removido da loja de aplicativos
Logo da FTX em degradé azul em pedaços

94% dos credores da FTX votam a favor do plano de reestruturação

Ainda assim existem desafios potenciais, incluindo possíveis objeções da SEC em relação ao uso de stablecoins para reembolsos
Ilustração do jogo tap to earn do Telegram Rocky

Token do Rocky Rabbit (RBTC) estreia no mercado em queda de 25%

O token RabBitcoin (RTBC), do jogo Rocky Rabbit, passou a ser negociado nas exchanges KuCoin, Bitget, Gate e MEXC