mineração venezuela
Máquinas de mineração apreendidas (Foto: Sunacrip /Divulgação)

A Guarda Nacional da Venezuela apreendeu 411 ASICs —  equipamentos criados especificamente para a mineração de criptomoedas — em duas operações realizadas no final de semana, conforme informações do portal Últimas Notícias.

A primeira operação aconteceu em uma casa localizada na cidade de Barinas onde foram confiscadas 79 máquinas do modelo Innosilicon T2, dedicadas para a mineração de bitcoin. No local, foram presos quatro homens suspeitos de pertencer a um grupo criminoso conhecido como “Los Mineros”.

Publicidade

Uma segunda operação deteve um caminhão na estrada do município de Agua Blanca que transportava 332 ASICs de bitcoin, sendo 140 da marca AladdinMiner, 136 Antminer S9J e mais 56 do modelo Innosilicon T2. O caminhoneiro que tinha como destino Valência, a capital do estado de Carabobo, foi preso no local.

De acordo com as informações das autoridades fornecidas à imprensa local, os sujeitos foram presos por portar equipamentos de mineração que não tinham licença expedida pela Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Correlatas (Sunacrip).

Os acusados também não conseguiram apresentar as notas fiscais para comprovar a legalidade dos equipamentos. O Ministério Público foi informado sobre as operações para tomar as devidas providências. 

Mineração de bitcoin na Venezuela

A atividade de mineração não é proibida na Venezuela, no entanto, os mineradores precisam de autorização dos reguladores da Sunacrip para atuar no setor.

Publicidade

O governo do ditador do país, Nicolás Maduro, regulamentou a mineração de criptomoedas no final do ano passado e determinou que todo sujeito ou organização que pretenda minerar bitcoin e outras altcoins no país, deve possuir autorização.

A partir da norma, o estado se tornou responsável por supervisionar todo o setor, como determinar os espaços que as fazendas de mineração podem ocupar, fiscalizar a importação e comercialização de equipamentos, e até mesmo o reparo de peças.

Além disso, a mineração é proibida em residências concedidas pelo governo. A empresa estatal de energia elétrica, Corpoelec, também estabelece tarifas específicas para aqueles que mineram criptomoedas.

Por causa dessa série de regras, muitos mineradores preferem continuar na ilegalidade e trabalhar sem a devida licença. Em abril, as autoridades policiais do país fizeram uma operação parecida com a que aconteceu no final de semana e apreenderam 76 máquinas de mineração de bitcoin.

Talvez você queira ler
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

“Bitcoin pode ser a chave para a expansão da civilização ocidental”, diz CEO da Coinbase

Brian Armstrong disse que Bitcoin ampliaria os princípios da liberdade econômica, como direitos de propriedade e dinheiro sólido
Imagem da matéria: O que o próximo halving do Bitcoin vai significar para os investidores

O que o próximo halving do Bitcoin vai significar para os investidores

O próximo halving do Bitcoin ocorrerá em abril de 2024, mas desta vez será diferente, segundo os especialistas; Veja o que pode acontecer.
Imagem da matéria: "Compre Bitcoin": trailer vazado do GTA 6 veio com anúncio clandestino da criptomoeda

“Compre Bitcoin”: trailer vazado do GTA 6 veio com anúncio clandestino da criptomoeda

Ao que tudo indica, a pessoa que vazou o trailer do GTA 6 é um grande entusiasta do Bitcoin
Smartphone mostra logotipo da Receita Federal; ao fundo, um leão

Contadora pioneira do mercado de criptomoedas vai revelar segredos da profissão em série de eventos

Objetivo é  proporcionar a contadores e profissionais da área insights exclusivos que transcendem relatórios tradicionais