Imagem da matéria: Polícia da Venezuela prende mineradores de bitcoin e confisca máquinas
Minerados de bitcoin presos pela polícia venezuelana (Foto: Divulgação)

A Guarda Nacional da Venezuela realizou duas operações na cidade de Puerto Ordaz na quarta-feira (14) para apreender máquinas de mineração de bitcoin de residentes acusados de possuírem autorização do governo para a realizar a atividade. Seis pessoas foram presas.

Segundo o portal local Nueva Prensa, foram 25 ASICs — equipamentos criados especificamente para a mineração de criptomoedas — apreendidas no total pelos agentes da Divisão de Inteligência e Estratégias Policiais (DIEP), acompanhados por um procurador do Ministério Público.

Publicidade

Através de uma denúncia, a polícia chegou até uma casa onde residiam cinco pessoas e encontrou 19 máquinas de mineração de BTC. Na segunda operação, a polícia apreendeu mais seis equipamentos na sala de estar de uma mulher de 50 anos, também encaminhada para a delegacia.

Os venezuelanos foram presos acusados de minerar bitcoin sem possuir a licença obrigatória exigida pela Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Correlatas (Sunacrip).

Mineração na Venezuela 

A mineração é regulada na Venezuela desde o final de 2020, quando o governo do ditador Nicolás Maduro criou um ‘pool’ nacional no qual todos os mineradores da região são obrigados a participar. 

O estado ficou responsável por supervisionar todos os aspectos do setor, desde determinar quais territórios os mineradores podem ocupar, até fiscalizar a importação e comercialização de equipamentos. Além disso, a atividade passou a ser proibida em residências concedidas pelo governo. 

Publicidade

Caso o cidadão possua a licença da Sunacrip, ele deve pagar os devidos impostos e o seu consumo de energia elétrica passa a ser cobrado com base em tarifas específicas determinadas pelo governo.

Por conta dessas regras, muitos mineradores preferem continuar na ilegalidade, causando um aumento da fiscalização das autoridades ao setor.

No fim de junho, a polícia apreendeu 79 ASICs que estavam em posse de quatro homens suspeitos de pertencer a um grupo criminoso conhecido como “Los Mineros”. 

Em uma segunda operação especial feita naquela época, um caminhoneiro que transportava mais de 300 máquinas de mineração de bitcoin foi preso por não apresentar notas fiscais para comprovar a legalidade dos equipamentos.

VOCÊ PODE GOSTAR
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral