Imagem da matéria: Espera de usuários para fazer staking de Ethereum chega a quase um mês
Foto: Shutterstock

Com os depósitos de Ethereum (ETH) para staking atingindo máximas históricas no mês de maio, a fila de investidores aguardando sua vez de se tornarem validadores já chega aos 49 mil endereços, que precisam esperar 26,5 dias (cerca de 637 horas), para concluir essa operação inicial, segundo dados desta segunda-feira (15) do site WenMerge.

Matt Leisinger, cofundador do protocolo de apostas Alluvial, explicou para o CoinDesk que a atualização Shapella criou uma forte pressão de investidores saindo de sua posição de staking, já que não puderam retirar seus investimentos do protocolo por mais de 18 meses.

Publicidade

Shapella é como ficou conhecida a sequência de atualizações “Shanghai” e “Capella” que foram realizadas recentemente no Ethereum. Na ocasião das atualizações, foi observada uma fila de investidores tendo de esperar semanas para realizar suas retiradas.

No entanto, a situação atual é a inversa. Com o fim da demanda por saques e maior confiança no protocolo, investidores passaram a se acumular em fila para fazer depósitos no contrato de staking.

Enquanto a fila para depositar já conta com 49 mil validadores, a fila para sacar possui apenas dois, que tem seus saques processados em menos de um minuto, segundo consulta ao site WenMerge no momento da redação.

Depósitos de Ethereum (ETH) aguardando na fila para staking.
Fonte: WenMerge.com

Staking de ether

Ao realizar staking em Ethereum, investidores podem receber uma renda de cerca de 5% ao ano enquanto colaboram com a segurança e descentralização da rede, se tornando validadores na blockchain que se tornou proof-of-stake no ano passado.

Publicidade

O total de ether depositado no protocolo está em cerca de 18 mil ETH e já equivale a cerca de 15% do total em circulação do token nativo da maior estrutura Web 3.0 do mercado de criptomoedas. Maio de 2023 já é o mês de maior quantidade de depósitos da história da rede.

Na semana passada, a empresa Lisk anunciou que iria trocar 1.000 BTC pelo equivalente em ETH que seriam investidos de volta na rede através de staking. Enquanto isso, os tokens relacionados com plataformas de staking registraram valorizações de dois dígitos nesta segunda-feira.

O volume de negociação de Ethereum das últimas 24 horas acumula aumento de 40%, segundo o CoinMarketCap, com o ativo sendo negociado a R$ 9.083 no Brasil, segundo o Índice de Preço do Ethereum (IPE).

Na sexta-feira (12) e final de semana, a rede do Ethereum passou por problemas à medida que blocos demoraram mais do que o normal para serem finalizados, mas o problema foi corrigido.

VOCÊ PODE GOSTAR
Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador

Bitcoin cai para a casa dos US$ 67 mil após Fed manter taxa de juros

Jerome Powell afirmou que a busca do banco central dos EUA pela meta de 2% de inflação ainda não acabou
moedas de bitcoin e letras ETF

Analista prevê que ETFs de Ethereum podem capturar até 20% dos fluxos de ETFs de Bitcoin

Performance, contudo, pode depender de como a SEC vai classificar o staking de ETH
Gary Gensler, presidente da SEC

ETFs de Ethereum provavelmente serão lançados até agosto, afirma presidente da SEC

Gary Gensler espera que os ETFs de Ethereum à vista entrem em operação no verão dos EUA — entre julho e agosto, mas ainda não respondeu se o ETH é valor mobiliário ou commodity
Imagem da matéria: Pectra, nova grande atualização do Ethereum, irá ser implementada no começo de 2025

Pectra, nova grande atualização do Ethereum, irá ser implementada no começo de 2025

Principais mudanças são atualizações na Ethereum Virtual Machine e aumento de limite de stake para um validador