Símbolo da Ether ETH envolto a outros símbolos ETH menores
Foto: Shutterstock

Os tokens LSD estão indo mais além.

O Lido Finance (LDO) e o Rocket Pool (RPL) lideraram os ganhos semanais do mercado, com aumentos de preços de 22,9% e 12,8%, respectivamente, mesmo em meio a um movimento de baixa no mercado de criptomoedas em geral.

Publicidade

O preço do Ethereum perdeu 1% nos últimos sete dias, de acordo com os dados do CoinGecko.

O conceito de Staking líquido refere-se ao processo de depósito de ETH em um protocolo que então deposita esses ativos na rede principal da Ethereum.

Ao contrário de depositar diretamente na mainnet, que exige um depósito mínimo de 32 ETH, serviços como o Lido Finance permitem que qualquer pessoa faça staking de qualquer quantia.

Em troca desse staking, os usuários recebem uma versão staked do ETH; o token derivado do Lido, conhecido como stETH, por exemplo.

Staking de Ethereum depois do Shapella

Hoje em dia, esses projetos são o centro das atenções após o sucesso da atualização Shapella no mês passado.

A Shapella foi uma fusão de duas atualizações importantes, a Shanghai e a Capella, a qual permitiu que os stakers finalmente retirassem seu Ethereum da rede principal. Muitos usuários começaram a fazer o staking novamente em 2020, quando a rede iniciou a sua transição para um algoritmo de consenso de prova de participação.

O contrato de staking tinha 19,27 milhões de ETH bloqueados um dia antes de Shapella entrar em operação em 12 de abril, segundo o dashboard de staking Ethereum da Nansen.

Publicidade

Um mês após a atualização Shapella, o contrato de staking recuperou os níveis pré-Shapella com cerca de 19,3 milhões de ETH em staking.

A primeira semana após a atualização viu um declínio de 3,1% no ETH alocado para um mínimo de 18,67 milhões em 17 de abril. Os depósitos cresceram depois disso, no entanto, e as plataformas descentralizadas de LSD têm sido uma das maiores beneficiárias.

Quantidade de ETH em staking na blockchain (Imagem: Nansen)

Essas plataformas estão gradualmente construindo um vale neste setor, com uma participação de mercado dominante de 36% em comparação com outros métodos de staking, como staking direto ou por meio de exchanges centralizadas, como a Coinbase.

A participação do derivativo ETH staking da Coinbase, por exemplo, o cbETH, diminuiu de 16,4% para 14,5% desde a atualização Shapella. De fato, ela vem diminuindo desde o início do ano.

Publicidade

Um dashboard da Dune feito pelo analista de dados, owen05, mostra que a Lido Finance manteve a sua liderança, com o montante de ETH alocado aumentando 9,87% nos últimos 30 dias.

A Stakewise e a Frax Finance também se saíram bem, com aumentos de 38,73% e 3,71% nos últimos 30 dias.

Nas últimas 24 horas, os tokens apoiaram outros projetos de staking, como o Frax Finance (FXS), o StakeWise (SWISE), e o ANKR, todos aumentando entre 3% e 6%.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS OPINIÕES E POSICIONAMENTOS EXPRESSOS PELO AUTOR SÃO APENAS PARA FINS INFORMATIVOS E NÃO CONSTITUEM ACONSELHAMENTO FINANCEIRO, DE INVESTIMENTO OU OUTRO.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de um hacker de Ethereum

Plataforma DeFi do Ethereum recupera R$ 42 milhões após atender exigências de hacker

Uma exploração que ocorreu na rede de segunda camada do Ethereum, Scroll, fez com que milhões fossem drenados da Rho Markets
Sigla ETF ao lado de moeda dourada de Ethereum

Veja todos os ETFs de Ethereum que devem estrear nesta terça

Grandes firmas de investimento receberam o sinal verde da SEC para listar ETFs de Ethereum à vista nos EUA. Aqui está a lista atualizada
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Ethereum, Pepe, BNB e Solana

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação
Imagem da matéria: Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Em evento na Europa, Vitalik Buterin discute melhorias cruciais para evolução do Ethereum

Além de uma palestra de Vitalik Buterin, evento focado em Ethereum mostrou a força do Brasil na comunidade e reconhecimento como um hub na América Latina