Imagem da matéria: "Engomadinho do Bitcoin" deve ser convocado pela CPI e entra na mira do Comando Vermelho
Suspeitas são de que Engomadinho do Bitcoin estaria na Tailândia (Foto: Reprodução)

A CPI das Pirâmides Financeiras apresentou dois requerimentos para que o empresário conhecido como “Engomadinho do Bitcoin” seja convocado para depor. Ambos os documentos foram protocolados nesta terça-feira (29), sendo um do deputado Caio Viana (PSD/RJ) e outro de Alfredo Gaspar (União/AL)

“Engomadinho do Bitcoin” é o apelido de Gustavo de Macedo Diniz, que tem 27 anos e ficou famoso ao criar a empresa Bybot. A empresa prometia altos retornos por meio de arbitragem na compra e venda de criptomoedas. No entanto, o projeto suspeito de ser uma pirâmide financeira travou os saques de todos os clientes e apagou as redes sociais na sexta-feira (25), deixando um prejuízo de R$ 70 milhões. 

Publicidade

As duas convocações tem como base a reportagem do portal Metrópoles que relatou o caso. Pessoas e investidores próximas ao “Engomadinho” afirmam que a Bybot tinha um braço na Tailândia e, por isso, há uma suspeita geral de que ele esteja em Bangkok.

Os dois pedidos são para que ele compareça à CPI para depor na condição de testemunha.

Mas as convocações para a CPI não foram as únicas notícias envolvendo Gustavo de Macedo Diniz. Nova reportagem do portal Metrópoles relata que a facção criminosa Comando Vermelho está atrás do criador da aparente pirâmide e outras duas pessoas que operavam o esquema. Supostamente, o grupo teria perdido o investimento que havia feito na Bybot para lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Segundo a reportagem, as imagens de dois operadores da Bybot começaram a circular em grupos de WhatsApp com a informação de que o Comando Vermelho irá pagar R$ 15 mil para informações que levem ao paradeiros dos procurados.

O apelido de “Engomadinho” tem a ver com o fato de Gustavo sempre aparecer nas redes sociais em roupas de marca e viajando o mundo em hoteis de luxo.

Quer fazer uma denúncia? Envie um e-mail para [email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Pode a diferença de preço do Bitcoin entre Coinbase e Binance prever movimentos de mercado? | Opinião

Pode a diferença de preço do Bitcoin entre Coinbase e Binance prever movimentos de mercado? | Opinião

Marina Perelló explica de que modo o Coinbase Premium Index pode ser um indicativo para a previsão dos movimentos futuros do Bitcoin
Celular mostra logotipo da memecoin BONK

Memecoins da Solana Bonk e Billy disparam em meio à queda do mercado

Movimentos significativos foram feitos no mercado, transformando a BONK na maior memecoin de Solana e o Gigachad o maior vencedor semanal
Chuva de criptomoedas

As 3 criptomoedas que superaram o Bitcoin no 2º trimestre

Euforia das memecoins, um ativo vinculado ao Telegram e um token que busca resolver o trilema da blockchain foram os maiores vencedores do 2º trimestre
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Partido de Trump lança programa que visa impulsionar a inovação com criptomoedas

Documento faz menções contra CBDCs e a favor da mineração de Bitcoin