Imagem da matéria: "Engomadinho do Bitcoin" deve ser convocado pela CPI e entra na mira do Comando Vermelho
Suspeitas são de que Engomadinho do Bitcoin estaria na Tailândia (Foto: Reprodução)

A CPI das Pirâmides Financeiras apresentou dois requerimentos para que o empresário conhecido como “Engomadinho do Bitcoin” seja convocado para depor. Ambos os documentos foram protocolados nesta terça-feira (29), sendo um do deputado Caio Viana (PSD/RJ) e outro de Alfredo Gaspar (União/AL)

“Engomadinho do Bitcoin” é o apelido de Gustavo de Macedo Diniz, que tem 27 anos e ficou famoso ao criar a empresa Bybot. A empresa prometia altos retornos por meio de arbitragem na compra e venda de criptomoedas. No entanto, o projeto suspeito de ser uma pirâmide financeira travou os saques de todos os clientes e apagou as redes sociais na sexta-feira (25), deixando um prejuízo de R$ 70 milhões. 

Publicidade

As duas convocações tem como base a reportagem do portal Metrópoles que relatou o caso. Pessoas e investidores próximas ao “Engomadinho” afirmam que a Bybot tinha um braço na Tailândia e, por isso, há uma suspeita geral de que ele esteja em Bangkok.

Os dois pedidos são para que ele compareça à CPI para depor na condição de testemunha.

Mas as convocações para a CPI não foram as únicas notícias envolvendo Gustavo de Macedo Diniz. Nova reportagem do portal Metrópoles relata que a facção criminosa Comando Vermelho está atrás do criador da aparente pirâmide e outras duas pessoas que operavam o esquema. Supostamente, o grupo teria perdido o investimento que havia feito na Bybot para lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Segundo a reportagem, as imagens de dois operadores da Bybot começaram a circular em grupos de WhatsApp com a informação de que o Comando Vermelho irá pagar R$ 15 mil para informações que levem ao paradeiros dos procurados.

O apelido de “Engomadinho” tem a ver com o fato de Gustavo sempre aparecer nas redes sociais em roupas de marca e viajando o mundo em hoteis de luxo.

Quer fazer uma denúncia? Envie um e-mail para [email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

Segregação patrimonial no mercado cripto será tema de audiência pública na Câmara

Na justificativa para a audiência, o deputado Aureo Ribeiro disse que práticas adotadas por algumas exchanges despertam “graves preocupações”
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Halving do Bitcoin mostra que a criptomoeda ainda tem espaço para subir, afirma Bitfinex

O preço do Bitcoin caiu essa semana, mas a Bitfinex afirma que o comportamento de grandes investidores é similar a 2020 — antes da grande corrida de alta
Agentes da Polícia Federal emoperação contra russos radicados noBrasil

PF faz operação contra mexicano que se associou a pirâmide com criptomoedas no Brasil

Acusado também afirmava ser representante de uma marca italiana de carros, convencendo pessoas a investir em uma criptomoeda que ele mesmo criou