Imagem da matéria: Empresa vende direitos de Tomb Raider e três estúdios de games para financiar jogos NFT
(Foto: Shutterstock)

A Square Enix é uma das empresas que mais apoia jogos desenvolvidos em blockchain e que utilizam tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) na indústria de games. Agora, a publicadora de games realmente está agindo em vez de apenas falar.

Nesta segunda-feira (2), a empresa japonesa anunciou que irá leiloar estúdios e grandes propriedades intelectuais — incluindo “Tomb Raider” — para ajudar no financiamento de novas iniciativas comerciais, incluindo o setor blockchain.

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Embracer Group concordou em pagar US$ 300 milhões à Square Enix para adquirir propriedades, como “Tomb Raider”, “Deus Ex”, “Legacy of Kain”, e “Thief”, bem como os estúdios de jogos Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal. Juntos, os três estúdios empregam mais de mil pessoas.

Em um comunicado de imprensa, a Square Enix atribuiu a venda a uma necessidade de se adaptar “às mudanças que estão acontecendo no ambiente comercial global ao estabelecer uma alocação mais eficiente de recursos”.

Também especificamente mencionou o “lançamento de novos empreendimentos”, com o termo “blockchain” listado junto com tecnologias, como “inteligência artificial” e “computação”.

A Square Enix ainda possui suas famosas franquias de jogos de interpretação de personagens (ou RPG) “Final Fantasy”, “Dragon Quest” e “Kingdom Hearts”, junto com suas mais novas propriedades intelectuais “Life is Strange” e “Just Cause”. Porém, irá diminuir suas operações gerais de desenvolvimento de jogos como consequência da venda.

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Embracer Group também terá os direitos de mais de 50 jogos antigos publicados pela Square Enix.

Envolvimento cripto

A publicadora sueca foi fundada em 2011 e, anteriormente, era conhecida como Nordic Games e THQ Nordic.

Popularizou-se por meio de uma série de aquisições prévias, incluindo da desenvolvedora do “Borderlands” Gearbox Entertainment, bem como da Dark Horse Comics.

A Square Enix começou a se envolver com jogos cripto em 2021, liderando uma rodada de financiamento de US$ 2 milhões do The Sandbox, jogo de metaverso desenvolvido no Ethereum.

Em março, a Square Enix anunciou planos de levar seu clássico “Dungeon Siege” ao mundo do jogo The Sandbox, que permite que jogadores tenham terrenos virtuais vendidos via NFTs.

No entanto, a Square Enix tem sua própria visão fora do The Sandbox. Em novembro, a publicadora sinalizou planos de lançar seus próprios colecionáveis e jogos NFT após um teste bem-sucedido de cards NFT baseados na franquia de videogame e anime “Shi-San-Sei Million Arthur” no Japão.

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Em janeiro, Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, destacou novamente a crescente iniciativa da empresa em relação a cripto.

Em uma carta, ele afirmou que existe um contraste entre pessoas que “jogam para se divertir” e as que “jogam para contribuir” — sugerindo que contribuidores são possíveis em jogos blockchain, em que usuários possuem ativos NFTs e podem ganhar recompensas em tokens com base em seu jogo.

“Jogos blockchain, que ainda estão em seus primórdios e estão, neste momento, entrando em uma fase de crescimento, são desenvolvidos sobre a premissa de uma economia de tokens e, assim, possuem o potencial de permitir um crescimento autossustentável do jogo”, escreveu Matsuda.

Um NFT é um contrato desenvolvido em blockchain de propriedade sobre um item digital e pode representar coisas, como obras de arte ou colecionáveis — ou avatares, criaturas, armas e equipamentos de videogames.

O amplo mercado NFT disparou para US$ 25 bilhões em 2021 e jogos blockchain foram o grande direcionador desse crescimento à medida que Axie Infinity, jogo desenvolvido no Ethereum, gerou US$ 4 bilhões de volume negociado em NFTs até hoje.

A Square Enix não é a única que recorre a NFTs em seus jogos — a publicadora Ubisoft, mais especificamente, está bastante envolvida com o setor e lançou itens NFT em jogos por meio da blockchain Tezos.

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No entanto, muitos jogadores criticaram a tecnologia, citando o impacto ambiental de algumas redes blockchain, bem como esquemas e a ganância notável de algumas publicadoras de jogos.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

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