Moeda de Bitcoin à frente de bandeira de El Salvador
Shutterstock

A Volcano Energy, empresa público-privada do governo de El Salvador, anunciou na quarta-feira (4) uma parceria com a empresa de software Luxor Technology para a criação de seu primeira pool de mineração de Bitcoin. A iniciativa recebeu o nome Lava Pool, o que remete aos vulcões que existem no país.

“A Volcano Energy, uma parceria público-privada única comprometida em contribuir com 23% de sua receita líquida para o governo salvadorenho, irá minerar blocos exclusivamente através do Lava Pool”, disse a empresa em um comunicado. “Estamos prontos para minerar”, infirmou também um vídeo curto no X.

Publicidade

Por sua vez, a equipe da Luxor Technology disse estar estar satisfeita “por ter colaborado com a equipe da Volcano Energy para construir o primeiro pool de mineração Bitcoin de El Salvador”.

De acordo com a Forbes, o diretor de estratégia da Volcano Energy, Gerson Martínez, afirmou em uma entrevista que o objetivo do pool é descentralizar a mineração de Bitcoin e aproveitar a clareza regulatória de El Salvador.

Vale lembrar que o país da América Central foi o primeiro a adotar Bitcoin como moeda legal.

“Decidimos lançar um [pool] em El Salvador, o único país com clareza regulatória e clima de negócios que proporciona estabilidade e previsibilidade para negócios de Bitcoin”, disse o executivo.

A publicação explica que o pagamento do Lava Pool será Full Pay Per Share, que é a distribuição de pagamento mediante à contribuição no poder de hash dos mineradores. Na iniciativa, também será oferecido serviços para “pequenos mineradores”.

Publicidade

A Volcano Energy está construindo as instalações no pequeno município de Santa Ana, utilizando fontes de energia eólica e solar. Este projeto irá gerar energia renovável com capacidade de 241 MW que será parcialmente utilizada para extrair Bitcoin e fornecer energia barata às comunidades locais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Placa com o logotipo da b3

B3 teve receita de R$ 65 milhões com futuros de Bitcoin em 2024

Futuros de Bitcoin fechou o quarto trimestre com volume médio diário negociado de 206 mil contratos e contribuição de R$ 42,8 milhões em receitas
Imagem da matéria: Pai Rico: “Se o Bitcoin cair, darei ré e comprarei mais”

Pai Rico: “Se o Bitcoin cair, darei ré e comprarei mais”

Segundo o autor, o Bitcoin é a reserva de valor ideal para se prevenir de um crash no mercado financeiro
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin cai 2% enquanto mercado aguarda dados de inflação dos EUA

Manhã Cripto: Bitcoin cai 2% enquanto mercado aguarda dados de inflação dos EUA

Bitcoin pode se beneficiar caso os dados de inflação dos EUA venham abaixo do esperado
Imagem da matéria: Coinbase lança contratos futuros de Solana e Hedera nos EUA

Coinbase lança contratos futuros de Solana e Hedera nos EUA

A divisão de derivativos da Coinbase anunciou que agora oferece contratos futuros regulamentados pela CFTC para Solana e Hedera