Moeda de Bitcoin à frente de bandeira de El Salvador
Shutterstock

A Volcano Energy, empresa público-privada do governo de El Salvador, anunciou na quarta-feira (4) uma parceria com a empresa de software Luxor Technology para a criação de seu primeira pool de mineração de Bitcoin. A iniciativa recebeu o nome Lava Pool, o que remete aos vulcões que existem no país.

“A Volcano Energy, uma parceria público-privada única comprometida em contribuir com 23% de sua receita líquida para o governo salvadorenho, irá minerar blocos exclusivamente através do Lava Pool”, disse a empresa em um comunicado. “Estamos prontos para minerar”, infirmou também um vídeo curto no X.

Publicidade

Por sua vez, a equipe da Luxor Technology disse estar estar satisfeita “por ter colaborado com a equipe da Volcano Energy para construir o primeiro pool de mineração Bitcoin de El Salvador”.

De acordo com a Forbes, o diretor de estratégia da Volcano Energy, Gerson Martínez, afirmou em uma entrevista que o objetivo do pool é descentralizar a mineração de Bitcoin e aproveitar a clareza regulatória de El Salvador.

Vale lembrar que o país da América Central foi o primeiro a adotar Bitcoin como moeda legal.

“Decidimos lançar um [pool] em El Salvador, o único país com clareza regulatória e clima de negócios que proporciona estabilidade e previsibilidade para negócios de Bitcoin”, disse o executivo.

A publicação explica que o pagamento do Lava Pool será Full Pay Per Share, que é a distribuição de pagamento mediante à contribuição no poder de hash dos mineradores. Na iniciativa, também será oferecido serviços para “pequenos mineradores”.

Publicidade

A Volcano Energy está construindo as instalações no pequeno município de Santa Ana, utilizando fontes de energia eólica e solar. Este projeto irá gerar energia renovável com capacidade de 241 MW que será parcialmente utilizada para extrair Bitcoin e fornecer energia barata às comunidades locais.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, em entrevista ao BNN Bloomberg no YouTube

O Bitcoin precisa de uma nova narrativa para voltar a subir, segundo CEO da Galaxy Digital

Mike Novogratz também acredita que o preço do BTC flutue entre US$ 55 mil e US$ 75 mil até que novos eventos ocorram
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos