Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais
Shutterstock

O Banco Central do Brasil (BC) publicou nesta quarta-feira (13) um relatório sobre o DREX, a versão digital do real criada pela entidade para facilitar as negociações e transações virtuais no mercado brasileiro. Segundo o BC, 500 operações já foram conduzidas com sucesso nos testes que se iniciaram em julho deste ano com a Moeda Digital de Banco Central (CBDC) brasileira.

De acordo com o BC, desde que começaram a ser incorporados à plataforma do DREX, 11 instituições — também chamadas nós (ou nodes, em inglês), já operam na rede simulando vários tipos de operações tanto no atacado quanto no varejo. O consórcio liderado pelo MB (Mercado Bitcoin) junto com a Genial Investimentos, Mastercard, CERC e Sinqia, por exemplo, já integra um dos nós do projeto.

Publicidade

A primeira emissão de títulos públicos federais na plataforma DREX para fins de simulação foi realizada na última segunda-feira (11).

“Cada um dos participantes já habilitados recebeu uma cota da versão para simulação dos títulos públicos e, a partir de então, podem iniciar também a simulação de procedimentos de compra e venda desses títulos entre eles e entres clientes simulados”, explica o BC. Cada semana é realizado um tipo novo de operação, acrescenta.

Dentre as simulações, descreve a entidade, também estão sendo criadas carteiras, emissão e destruição de DREX e transferências simuladas entre bancos e entre clientes. Essa primeira fase deve durar até meados de 2024, diz o BC, acrescentando que essas operações “permitirão ao Banco Central avaliar o desempenho da plataforma ao final”.

População pode ter Drex em 2025

A previsão é de que o DREX chegue à população no início de 2025, segundo afirmou recentemente  o coordenador do projeto do DREX no BC, Fábio Araújo.

Publicidade

Ele acredita que da mesma forma que o Pix democratizou o acesso a serviços de pagamentos, o DREX está sendo desenvolvido para democratizar o acesso a serviços financeiros, como crédito, investimento e seguros. “O potencial para afetar o cotidiano do brasileiro é muito grande”, comenta.

Segundo Araújo, além da criação de carteiras, os participantes já começaram a realizar operações de transferência, que podem ser diretamente entre participantes, entre um participante e seus clientes, entre clientes de um mesmo participante e até mesmo entre clientes de diferentes participantes.

“Todas essas transações são apenas simuladas e se destinam ao teste de infraestrutura básica do DREX, que ainda não conta com a soluções de proteção à privacidade que serão testadas ao longo do Piloto DREX”, ressalta o BC.

Uma nova representação do real

O BC descreve o sistema DREX como “uma nova representação do real, o dinheiro do nosso dia a dia”. “Essa nova representação será feita em uma plataforma com tecnologias que permitem a prestação de serviços financeiros de forma eficiente e democrática”.

Publicidade

Acerca do termo ‘DREX’, o BC explicou que cada letra do real digital equivale a uma característica da ferramenta. O “D” representa a palavra ‘digital’; o “R” representa o ‘real’; o “E” representa a palavra ‘eletrônica’; e o “X” passa a ideia de modernidade e de conexão, além de repetir a última letra do Pix, sistema de transferência instantânea criado em 2020.

Em um vídeo publicado no final de agosto, o BC mostra exemplos de como os brasileiros vão usar o real digital no dia a dia e até mesmo comprar e vender carros, imóveis e outros bens.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Zora vai lançar criptomoeda para popularizar as Content Coins; entenda

Zora vai lançar criptomoeda para popularizar as Content Coins; entenda

Jesse Pollak começou a criar “content coins” na rede social Zora, da rede Base. Agora, a Zora anuncia seu próprio token, levantando suspeitas sobre o momento da decisão.
Imagem da matéria: Trump sanciona 1ª lei sobre criptomoedas ao  derrubar regra anti-DeFi do IRS

Trump sanciona 1ª lei sobre criptomoedas ao derrubar regra anti-DeFi do IRS

A norma da era Biden obrigaria plataformas DeFi a cumprir exigências fiscais voltadas a corretoras tradicionais
Imagem da matéria: Novo presidente da SEC analisará mais de 70 pedidos de ETFs de criptomoedas

Novo presidente da SEC analisará mais de 70 pedidos de ETFs de criptomoedas

Paul Atkins foi confirmado como indicado do presidente Donald Trump para liderar a SEC após votação no Senado há cerca de duas semanas
Imagem da matéria: Investidor obtém lucro de 18.000% ao segurar Ethereum por 9 anos

Investidor obtém lucro de 18.000% ao segurar Ethereum por 9 anos

Com base nos preços atuais, o investidor pode ter obtido um lucro de mais de 18.000%