Imagem da matéria: Dificuldade de mineração do Bitcoin tem a maior queda de 2021
Foto: Shutterstock

A dificuldade de mineração do Bitcoin (BTC) caiu 12% nesta semana, a maior queda registrada neste ano e a quarta maior da história.

De acordo com dados do CoinDesk, a dificuldade para minerar BTC está estimada em 20,608 trilhões, ante 23,581 trilhões registrados na semana passada. A métrica se refere ao esforço computacional necessário para extrair um bloco na blockchain do BTC.

Publicidade

“A queda de 12,6% na dificuldade é o maior ajuste de dificuldade negativa desde 2012, excluindo novembro de 2020, março de 2020 e dezembro de 2020, o que significa que é um ótimo momento para ser um minerador ”, disse o CEO da Compass Mining, Thomas Heller, ao veículo especializado.

Mais rapidez

Na prática, essa queda faz com que os blocos sejam adicionados à rede de forma mais rápida. O hashrate mede o poder computacional da blockchain da criptomoeda. Quando há diminuição no número de máquinas resolvendo os blocos, o tempo e o custo das transações de bitcoin tendem a aumentar.

No mês passado, a rede ficou congestionada e perdeu poder de processamento por causa de quedas de energia na China, país que concentra mais da metade da mineração do bitcoin.

Explicando

A blockchain do BTC é projetada para ajustar sua dificuldade de mineração a cada 2.016 blocos, o que leva cerca de 14 dias. O objetivo é garantir que o tempo de produção do bloco no próximo período fique na casa dos 10 minutos.

Publicidade

Se leva menos de 10 minutos para extrair um bloco, a dificuldade aumenta; se demora mais do que isso, a dificuldade diminui.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de Elon Musk com olhos de laser

Elon Musk adota ‘olhos de laser’ e gera rumores de participação na conferência Bitcoin nos EUA

A conferência Bitcoin 2024 vai começar nesta quinta-feira (25) nos EUA com figuras proeminentes, como Michael Saylor e Cathie Wood, e o mais recente nome, Donald Trump
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida
Craig Wright afirma ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto

Craig Wright admite não ser Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

Um tribunal do Reino Unido ordenou que Wright declare publicamente que não é o criador do Bitcoin e do white paper do projeto
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin chegam ao 9º dia consecutivo de entradas

Os ETFs de Bitcoin negociados nos EUA já captaram US$ 1,9 bilhão nos últimos nove dias