A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) anunciou que vai fazer uma consulta pública para tratar da possível contratação de serviço de suporte e orientação para o funcionamento da Blockchain Ethereum. O anúncio foi publicado na terça-feira (16) no Diário Oficial da União.
Segundo a publicação, a empresa pública vinculada ao ministério da Economia busca “identificar possíveis alternativas para a Contratação de Suporte Técnico para tecnologia Blockchain Ethereum pelo período de 24 meses”.
A Dataprev também mencionou que nessa consulta será tratada a possibilidade de se contratar uma empresa para prestar “240 horas de serviço de Orientação Técnica a ser utilizada sob demanda”.
O Portal do Bitcoin teve acesso a documentação referente à contratação dos serviços em Blockchain bem como ao paper que trata da Consulta pública, a qual deverá seguir o seguinte calendário:
- Recebimento de eventuais questionamentos e/ou solicitações de esclarecimentos até 30/06/2020;
- Divulgação no site www.dataprev.gov.br dos questionamentos recebidos e respectivas respostas e da versão revisada do Termo de Referência disponibilizado, considerando eventuais ajustes decorrentes do processo de consulta pública – 07/07/2020;
- Encaminhamento das Propostas contendo as respectivas Estimativas de Preços em conformidade com o Termo de Referência eventualmente ajustado em decorrência de questionamentos e/ou solicitações de esclarecimentos apresentados – Até 14/07/2020.
A Dataprev explicou que a Consulta pública é apenas um procedimento preparatório para a licitação com o objetivo de “afastar eventuais inconsistências, bem como exigências incompatíveis com o objeto em questão”.
A empresa pública esclareceu que as respostas apresentadas “não constituirão uma oferta ou compromisso para contratar com a Dataprev”.
Blockchain para 155 máquinas
Segundo consta nos termos de referência, a Dataprev busca uma empresa para prestar serviços de suporte em Blockchaim Ethereum na versão 1.9.2 ou superior. Esse suporte técnico deverá ainda ser prestado “à ambiente computacional composto por até 155 máquinas virtuais”
A empresa pública ainda detalhou nos termos a capacidade de processamento estimado para um nó, pelo qual será considerado “um modelo canônico com 24 campos/atributos, e com base em dados de um sistema em produção”.
A Dataprev espera alcançar, então “1 bloco gerado a cada 15 segundos; 5760 blocos gerados por dia; 3000 transações por bloco;
Aproximadamente 17 milhões de transações por dia”.
Leia Também
Sobre Blockchain Ethereum, a Dataprev afirmou no documento que será considerado “qualquer código ou parte de código que tenha origem na plataforma Ethereum (versão 1.9.2 e/ou superior), mesmo que tenha sido customizada para atender aos sistemas da Dataprev”.
Já a orientação técnica deverá ser prestada por um analista que deverá auxiliar os funcionários da Dataprev nas melhores práticas na implementação da Blockchain.
“As atividades de orientação técnica objetivam otimizar a utilização dos serviços contratados e o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de competências, por meio do repasse de conhecimento de forma ordenada bem como a produção de documentação de referência sobre as tecnologias Blockchain Ethereum”, diz o documento.
Dataprev, Blockchain e Hyperledger
A empresa pública, assim como o governo em geral, tem aumentado a cada dia seu interesse pela Blockchain e como essa tecnologia pode ser usada para auxiliar o registro, manutenção e o compartilhamento de dados públicos.
Em março deste ano e novembro do ano passado, a Dataprev contratou os serviços da Blockchain Academy para treinamento sobre desenvolvimento, arquitetura e modelos de negócio utilizando o Blockchain.
Sem resposta
A reportagem entrou em contato, por meio de e-mail, com a assessoria de comunicação da Dataprev, mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.
BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!
Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br